Nutricionista lista os 4 melhores lanches e os 4 piores para quem quer emagrecer

Se o seu objetivo é emagrecer, não precisa cortar de vez os lanchinhos. Segundo a nutricionista Susie Burrell, dá pra continuar saudável fazendo pequenos snacks entre as refeições. Para incentivar, ela compartilhou no portal Dailymail os melhores lanches e aqueles que devemos evitar na dieta:

Melhores lanchinhos para fazer na dieta

1. Iogurte grego com frutas vermelhas

iogurte grego com frutas vermelhas contêm proteínas e cálcio, que de acordo com Susie, parece uma “combinação dos céus”.

Ela diz que o iogurte tem açúcares mínimos e baixos índices glicêmicos, o que mantém os níveis de glicose no sangue equilibrados. Já as frutas vermelhas também possuem baixos índices de calorias e são cheias de fibras. Além de serem gostosas, são saudáveis.

2. Grão de bico torrado

O grão de bico torrado é uma boa opção nutricional de lanche: além de poucas calorias, esse alimento também  possui muitas fibras .

“Ele pode ser armazenado em porções/embalagens com a quantidade que você consome no lanche”, diz Susie. Isso facilita para que seja levado na bolsa se você passa o dia fora de casa.

Esse alimento também é rico em ferro e proteínas , essenciais para a saúde dos músculos e da pele.

3. Barrinhas à base de nozes

Barrinhas de nozes são ótimas para lanchar, pois os carboidratos presentes são “necessários para satisfazer o apetite e restaurar os níveis de glicose no sangue”, de acordo com Susie.

Como as barrinhas dão uma maior saciedade, evita-se que a pessoa coma demais, como muitas vezes acaba acontecendo com as castanhas.

A nutricionista explica: “Muitas dessas barrinhas contêm menos de 10g de açúcar por porção, o que é relativamente baixo para um lanche, e ele ainda oferece uma maneira controlada de apreciar as nozes”.

4. Queijo e bolachas

Apesar de ser considerado um alimento processado, de acordo com Susie, o queijo é uma ótima opção para lanche, pois é nutricional para a dieta .

“O queijo é um alimento denso em nutrientes, repleto de proteínas, cálcio e magnésio”, esclarece ela. “Quando combinado com um biscoito integral ou à base de milho, oferece um equilíbrio perfeito de proteínas e carboidratos”.

Entretanto, é importante lembrar que existem diversos tipos de queijos, mais e menos gordurosos. Portanto, o ideal é apostar nos mais magros, como os queijos ricota e minas, por exemplo.

Piores lanches para a dieta

1. Bolachas à base de arroz

Apesar de serem consideradas como um lanche saudável, as bolachinhas de arroz são muito pobres em proteínas e fibras.

“Elas são uma fonte concentrada de carboidratos processados. 10 bolachas de arroz equivalem a 2 fatias de pão com um baixo teor de carboidratos”, afirma Susie.

Ela alerta que se você come um pacote inteiro dessas bolachas, está ingerindo mais de 100 gramas de carboidratos e quase toda a sua necessidade diária de combustível.

2. Pão de banana (e bolo!)

Embora o pão de banana seja considerado mais saudável que o bolo, ele ainda contém muito açúcar e manteiga.

Um pedaço médio dele contém mais de 60g de carboidrato, de 20 a 30g de gordura e pelo menos 4 colheres de chá de açúcar. É seguro dizer que não há nada saudável nessa escolha”, comenta Susie.

3. Biscoitos

Eles podem ser uma delícia, mas infelizmente contém açúcar gordo e farinha branca, que oferecem pouca nutrição e ajudam a engordar.

Susie orienta para evitar ao máximo: “Quando se trata de lanches inteligentes, tente evitar inteiramente os biscoitos e pense neles como ocasiões especiais, em vez de hábitos alimentares diários”.

4. Sucos de fruta

Embora muitos argumentem que o suco de frutas é saudável, Susie lembra que ele contém açúcares simples, que são uma fonte concentrada de calorias.

“Diferentemente da fruta em si, o suco de fruta não oferece a fibra ou todos os nutrientes que a fruta real oferece”, argumenta.”Se você ama suco, tente prepará-lo com variedades de vegetais, que têm muito menos calorias”.

Com essas dicas, dá pra você entender quais são os melhores lanches que você pode fazer na sua dieta e fugir dos falsos alimentos saudáveis.

 

Fonte: Portal IG