12 Benefícios do Colágeno Hidrolisado em Pó – Para Que Serve e Como Tomar

A palavra colágeno é popular e frequentemente utilizada em produtos de beleza e suplementos para a saúde. Ele é uma proteína abundante no nosso corpo, essencial para os ossos, pele, tecido muscular, tendões, dentes, cabelos, unhas e cartilagens.

Na nossa pele, o colágeno ajuda com a força e a elasticidade, além de promover uma faxina nas células mortas. Ele também é responsável por manter o nosso corpo unido, tanto que o significado da palavra de origem grega é cola.

Se o colágeno é produzido em larga escala pelo nosso corpo, por qual motivo devemos ingerir uma fonte externa? A resposta é simples: à medida que envelhecemos, a produção diminui, e é aí que as rugas e linhas de expressão começam a aparecer, sem contar as dores nas articulações.

Ajudar o seu organismo com um suplemento de colágeno hidrolisado em pó garantirá que os níveis dessa proteína estejam adequados e seu corpo mais saudável.

Colágeno – O que é?

A palavra “colágeno” tem origem grega e significa cola. Essa é uma definição muito apropriada, pensando no papel que ele desempenha no nosso corpo.

O colágeno é uma proteína produzida abundantemente pelo nosso corpo. Ele é essencial para os ossos, pele, tecido muscular, tendões, ligamentos, dentes, cabelos, unhas, cartilagens, vasos sanguíneos e discos vertebrais. Na nossa pele, por exemplo, ele contribui com a força e a elasticidade e também substitui as células mortas. Já nos nossos tendões e articulações, ele atua para manter o corpo unido.

Assim como outras funções do nosso corpo, a produção de colágeno vai diminuindo à medida que envelhecemos. Por esse motivo, é comum o surgimento de linhas de expressão, rugas e flacidez, principalmente no rosto, sem contar as dores que atacam as articulações. Além do envelhecimento, o estilo de vida, hábitos e fatores externos também contribuem muito com a redução da produção do colágeno.

O colágeno está presente também em produtos alimentícios e cosméticos, além de variações diversas como o colágeno hidrolisado em pó. Ele pode ser extraído de couro ou ossos de animais, ou escamas de peixe. O fato de ser hidrolisado significa que as cadeias de aminoácidos foram decompostas em unidades menores, um processo que permite a sua dissolução em líquidos quentes e frios.

Para que serve?

Ainda que o nosso corpo produza o colágeno, é possível equilibrar os níveis através da ingestão de suplementos. Ele pode ser encontrado tipicamente como colágeno hidrolisado em pó, que ajuda a formar o novo colágeno e quando consumido se torna biodisponível, ou seja, pode ser aproveitado pelo organismo.

O colágeno é uma proteína dura, insolúvel e fibrosa que compõe um terço da proteína do corpo humano.

Na derme, ou na camada média da pele, o colágeno serve para ajudar a formar uma rede fibrosa de células chamada fibroblastos, sobre a qual novas células podem crescer, além de promover a substituição e restauração de células mortas da pele. Também serve como coberturas protetoras de órgãos delicados do corpo, como os rins.

Além disso, o colágeno é repleto de aminoácidos como a prolina, glicina, glutamina e arginina. Cada um desempenha um papel diferente no corpo. Vamos entender para que serve e quais os benefícios para a saúde.

  • Prolina: A prolina protege a integridade dos vasos sanguíneos, melhora a saúde das articulações e tem vários benefícios cardiovasculares.
  • Glicina: Garante que nossas células funcionem adequadamente, ajuda a construir fios de DNA saudáveis. É também um dos três aminoácidos que formam a creatina, que promove o crescimento muscular saudável e aumenta a produção de energia durante os treinos.
  • Glutamina: Ajuda o sistema imunológico debilitado, baixa energia, diminui a ansiedade, tensão, distúrbios do sono, insônia, falta de concentração e promove a saúde digestiva.
  • Arginina: É um composto importante para a saúde arterial e cardíaca. Melhora a circulação, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem uma influência positiva na libido masculina.

Benefícios do colágeno hidrolisado em pó

As versões de produtos contendo colágeno são inúmeras, uma delas é o colágeno hidrolisado em pó. O suplemento é uma forma de aumentar e equilibrar os níveis de colágeno no corpo e já existem pesquisas que evidenciam benefícios potenciais originados pelo consumo de colágeno de origem animal como suplemento em pó. Confira a seguir como o colágeno pode contribuir com a sua saúde.

  1. Ajuda a prevenir a osteoporose

O envelhecimento tem um impacto grande na produção de colágeno e os níveis baixos podem interferir na criação de matéria, resultando em osteoporose, o que aumenta o risco de fratura óssea e diminuição da mobilidade.

O colágeno desempenha um papel fundamental na produção de osso, estimulando a produção de osteoblastos, que são as células que produzem o osso. A suplementação de colágeno pode ajudar a compensar essa baixa de produção do organismo e mantê-lo forte e ativo.

  1. Contribui com a saúde dos cabelos

O crescimento do cabelo depende de três componentes, que são os minerais essenciais, a queratina e o colágeno. A falta de colágeno resultará em um cabelo quebradiço, cheio de pontas duplas e muita queda. Se o objetivo é ter um cabelo forte e bonito, é importante garantir que os níveis de colágeno no corpo estejam adequados. O colágeno hidrolisado em pó poderá contribuir com essa manutenção.

  1. Fortalece as unhas

Unhas fracas, descascando e rachadas pode ser culpa da falta de colágeno. Isso acontece porque a proteína de colágeno é o bloco de construção das unhas. Adicionar colágeno em sua dieta pode ajudar a manter suas unhas fortes.

  1. Ajuda a sarar cortes mais rapidamente

Você sabe o que acontece com a sua pele quando você se machuca? O colágeno entra em ação. Isso acontece porque ele desempenha um papel importante na produção da pele e é necessário para substituir as células danificadas ou perdidas. Tomar colágeno hidrolisado em pó pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização, seja na recuperação de um corte cirúrgico, arranhões, escoriações e até uma contusão.

  1. Reduz a inflamação

As dores nas articulações e outras partes do corpo costumam ser resultado das inflamações. O processo de envelhecimento e a falta de colágeno pode trazer consequências assim, que até são normais em determinada idade, mas algumas vezes esse quadro também pode ser resultado de artrite.

O colágeno pode ajudar a reduzir a inflamação nestas áreas sensíveis, isso porque ele ajuda no crescimento de tecidos conjuntivos que mantêm as articulações fortes, diminuindo o atrito que pode levar à inflamação e dor. Estudos mostram que o colágeno hidrolisado pode ajudar a fortalecer suas articulações, além de contribuir com a redução da dor causada por doenças como a osteoartrite.

Como o nosso corpo reduz a produção de colágeno com o passar dos anos, o colágeno hidrolisado em pó pode ser consumido para ajudar a equilibrar os níveis e ajudar a reverter às inflamações.

  1. Melhora o sono

O pó de colágeno hidrolisado contém altos níveis de glicina, aminoácido que diminui a ansiedade e melhora o sono. Isso acontece porque ele ajuda a equilibrar os níveis hormonais e acabar com a sonolência diurna, e em paralelo promove o sono tranquilo e ininterrupto durante a noite.

Pessoas que sofrem de insônia e distúrbios do sono podem considerar o pó de colágeno hidrolisado como uma ferramenta importante para regular e melhorar o sono.

  1. Reduz a ansiedade

Outro benefício da glicina é a sua atuação para equilibrar os hormônios do estresse no corpo. Abastecer o corpo com colágeno ajudará a elevar os níveis de glicina e manter seu humor equilibrado e ansiedade controlada.

  1. Mantém os níveis hormonais equilibrados

O colágeno é composto por aminoácidos que desempenham muitos papeis, principalmente na criação e regulação de hormônios. Testosterona, melatonina, insulina, cortisol e muitos outros hormônios não podem ser produzidos sem o colágeno e isso pode ter resultados drásticos na qualidade de vida. Complemente sua dieta com colágeno hidrolisado em pó para ajudar a manter os níveis hormonais equilibrados.

  1. Previne o envelhecimento

O sol é um dos principais inimigos da pele e seus impactos são ainda maiores quando o corpo está com deficiência de colágeno. O colágeno promove uma renovação celular, melhorando a elasticidade da pele e evitando o desenvolvimento ou piora das rugas, além de contribuir de maneira relevante com a eliminação de sinais de envelhecimento e manchas na pele.

Um estudo realizado em 2014 evidenciou que tomar suplementos que contenham colágeno hidrolisado duas vezes ao dia pode ajudar a reparar os danos causados ​​pelo sol, melhorar os níveis de oleosidade, hidratação e tonificar a pele.

  1. Melhora a digestão

O aparelho digestivo é repleto de ácidos que são responsáveis pelo processo digestivo. Por sua vez, a parede intestinal é uma espécie de escudo que tem a função de bloquear a acidez e garantir a digestão adequada dos alimentos. Quando esse escudo apresenta rupturas ou rachaduras, pode desenvolver doenças como a “síndrome do intestino gotejante”. Essa condição abre uma brecha para que as toxinas causem estragos no resto do corpo, e é aí que entra o colágeno, pois ele não apenas protege a integridade da parede intestinal, como também constrói novas vilosidades, que absorvem os nutrientes que ingerimos.

  1. Saúde bucal

Sorriso radiante com dentes brancos, fortes e brilhantes é obra do colágeno. Ele é um protagonista para promover a integridade dos dentes e dos tecidos de apoio em torno deles. A falta de colágeno pode comprometer seriamente a saúde bucal. A ingestão de colágeno hidrolisado em pó pode manter a saúde da gengiva e da mandíbula e evitar a famosa “papada caída”.

  1. Aumenta o metabolismo, a massa muscular e o rendimento energético

Aumentar os níveis de colágeno no corpo pode impulsionar o metabolismo, contribuir com a massa muscular magra e converter nutrientes essenciais para o corpo.

Como vimos, o colágeno contém altos níveis de glicina e uma de suas principais funções é ajudar a formar o tecido muscular, através da conversão da glicose em energia que alimenta as células musculares.

Manter uma massa muscular ajuda a apoiar a postura, a saúde dos ossos e queima mais calorias do que a gordura, e essa é uma condição muito importante à medida que os anos passam. Para garantir que o seu corpo converta o colágeno em uma proteína utilizável, você pode preferir um colágeno hidrolisado em pó com vitamina C. Isso pode começar a restaurar a fonte ou sua energia e vitalidade.

Como tomar?

O colágeno hidrolisado em pó pode ser facilmente misturado aos sucos, vitaminas e shakes. Uma corrente de especialistas defende algumas orientações específicas para maximizar a absorção do colágeno. Então, confira como tomar abaixo:

  • Antes de tomar: Não coma pelo menos três horas antes de tomar o pó de colágeno. A atividade digestiva em um estômago cheio destrói o colágeno.
  • Como preparar e como tomar: Utilize um copo com 250ml de água ou suco e acrescente a quantidade de pó de colágeno recomendada pelo fabricante, usando uma colher de medição. Misture lentamente e mexa com uma colher. Continue mexendo até o pó se dissolver.
  • Importante: Não coma por pelo menos 20 minutos para que seu corpo possa absorver a quantidade máxima de colágeno. Crianças menores de 18 anos não devem consumir colágeno em pó sem o consentimento e orientação de um médico.

Melhores marcas

O colágeno hidrolisado em pó é um suplemento amplamente disponível, comercializado em várias lojas físicas e virtuais. Na hora de comprar, preste muita atenção, pois a maioria é derivada de fontes bovinas ou de fontes marinhas. Garanta que ele venha de uma fonte de qualidade.

– Colágeno Hidrolisado

É composto por peptídeos de colágeno hidrolisado, acidulante ácido cítrico, vitamina C, vitamina E, sulfato de zinco mono-hidratado, vitamina A, antiumectante dióxido de silício, edulcorante sucralose, aromas idênticos ao natural de morango e açaí, corante natural de beterraba e hibiscus em pó e não contém glúten.

Fonte: Site Mundo Boa Forma