Você sabe o que são carboidratos? Descubra!

Você sabe o que são carboidratos? Para quem ainda cultiva essa dúvida, chegou a hora de esclarecê-la! Para tanto, o Remédio Caseiro preparou um artigo especial que promete deixar você a par de tudo sobre os tão falados ‘carboidratos’.

Para início de conversa, é bom que você saiba que os carboidratos existem com a função de fornecer energia para o corpo. Quando usado de forma consciente, os carboidratos também auxilia quem quer perder peso e a ganhar massa muscular.

Nesse contexto, também tem os carboidratos que são considerados nocivos para o corpo, que podem fornecer uma rápida explosão de energia, mas também são digeridos muito rapidamente.

O que são carboidratos

Os carboidratos são conhecidos como macronutrientes tidos como fundamentais para manutenção e bom funcionamento do organismo. Eles são conhecidos como fonte de energia para o corpo realizar suas funções normais.

Eles são formados por oxigênio, hidrogênio e carbono. Para que ele se transforme em energia para alimentar o corpo nas suas funções, no processo de digestão, eles liberam glicose, que é uma fonte de energia para as células.

Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares. É importante destacar que todos os carboidratos são de origem vegetal, com exceção do mel. Por isso eles estão presentes em frutas, legumes, grãos e tubérculos.

No que diz respeito à função dos carboidratos no organismo, eles também são estruturais, presentes no DNA e RNA. Os carboidratos são classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Uma pessoa normal deve consumir entre 200 e 300 gramas de carboidratos por dia. O excesso ou escassez de carboidratos no corpo pode gerar reações.

Alimentos ricos em carboidratos

Aparecendo quase que exclusivamente em alimentos de origem vegetal, os carboidratos são indispensáveis na dieta humana, sobretudo pelo simples fato deles estarem diretamente ligados ao bom funcionamento do corpo.

Dependendo das necessidades de cada paciente, é possível dosar a ingestão de carboidratos a partir da dieta, por isso é importante consultar um médico para que isso seja feito com responsabilidade.

A partir de agora, você vai conhecer alguns alimentos ricos em carboidratos:

Feijão preto

Apresenta 63 gramas de carboidratos para 100 gramas de alimento.

Aveia

Possui 56,5 gramas de carboidratos para cada 100 gramas de alimento.