Você sabe em que hora do dia você queima mais calorias?

O relógio interno do seu corpo, ou ritmo circadiano, dita muito do seu dia. Ele diz quando você está com fome e precisa buscar um pouco de comida, quando está cansado e deve dormir e muito mais. O relógio biológico também determina a hora do dia em que seu corpo queima mais calorias, mesmo quando você está descansando, sem fazer nada, segundo um novo estudo.

Pesquisadores relataram na revista Current Biology que descobriram que, ao descansar, nós queimamos 10% a mais de calorias no final da tarde e início da noite do que pela manhã.

As descobertas deste estudo reforçam o importante papel do ritmo circadiano na regulação do metabolismo. Eles também podem nos ajudar a entender por que aquelas pessoas que têm horários irregulares de sono porque trabalham no turno da noite ou por outros fatores têm maior probabilidade de ganhar peso.

Para avaliar as mudanças no metabolismo ao longo do dia, sem os efeitos do nível de atividade, hábitos alimentares e padrões de sono, os pesquisadores estudaram 7 participantes voluntários por mais de um mês em um laboratório que não tinha janelas ou relógios. Os participantes não tinham acesso a telefones ou à internet e recebiam horários de quando podiam dormir, acordar e comer.

A cada noite, os participantes foram dormir quatro horas mais tarde do que na noite anterior. Isso imitava o que uma pessoa experimentaria ao viajar para o oeste através do mundo inteiro em uma semana.

“Como eles faziam o equivalente a viajar ao redor pelo mundo todas as semanas, o relógio interno de seu corpo não conseguia acompanhar”, disse a coautora Jeanne Duffy, da divisão do sono e distúrbios circadianos no Hospital Brigham and Women, em Boston. “Isso nos permitiu medir a taxa metabólica em todos os diferentes horários biológicos do dia”.

Pesquisadores descobriram que os participantes queimaram o menor número de calorias em repouso no final da noite biológica, quando as pessoas experimentam uma queda na temperatura do corpo. O gasto energético foi maior cerca de 12 horas depois, na tarde biológica e à noite.

O estudo em si foi pequeno, mas os resultados ajudam a esclarecer como o ritmo circadiano influencia o metabolismo. No futuro, os pesquisadores sugerem que estudos examinem se essas mudanças na taxa metabólica de repouso contribuem para o ganho de peso entre pessoas que não mantêm horários regulares de sono. Até lá, quem está tentando perder peso deve manter um cronograma normal, o que é importante para a saúde geral.

Fonte: Site Mundo Boa Forma