Você é viciado (a) em açúcar? 8 passos para virar esse jogo!

Escrito por Andréia Meneguete (colaboradora)

Para quem não consegue deixar o docinho de lado, a jornalista australiana Sarah Wilson criou uma ótima estratégia: a I Quit Sugar uma dieta que conquistou adeptos na Europa e Estados Unidos. A seguir, ela compartilha um passo a passo para você conseguir dar um tempo no açúcar.

Semana 1: comece aos poucos

Primeiro, corte o açúcar de mesa e os doces (inclusive chiclete e bala). Dois ou três dias depois, fique longe também de pães, massas e salgadinhos com farinha refinada, refrigerantes e sucos adoçados. Nessa semana, você deixa de ter contato direto com o açúcar, mas ainda recebe fontes indiretas dele, como a frutose, vinda das frutas.

Semana 2: corte os produtos zero e diet

Os adoçantes também ficam de fora (a dieta permite no máximo estévia e xylitol). Faça seis refeições por dia e aumente a dose de proteína magra, legumes e verduras, além de beber mais água (2,5 litros por dia).

Semana 3: elimine o açúcar mascarado

É a etapa mais restritiva – até as frutas e os sucos naturais ficam de fora. O mesmo vale para os condimentos (ketchup e vinagre balsâmico) e todos os produtos com açúcar na lista de ingredientes. Recuse ainda o xaropes de milho e glucose – comuns nas barras de cereais.

Semana 4: perceba os sinais positivos

Você ainda pode apresentar sintomas de abstinência do açúcar (dor de cabeçae irritação). Mas é grande a chance de estar menos inchado e com a cintura mais fina.

Semana 5: esqueça os carboidratos simples

Se ainda não aderiu ao arroz e ao macarrão integrais, agora é obrigatório. Não se esqueça de complementar o prato com proteína magra, legumes e verduras – elas reduzem o risco de prisão de ventre, que pode surgir por causa das mudanças alimentares.

Semana 6: volte a comer frutas

A recomendação é optar por aquelas que têm pouca frutose (melão, maracujá , limão, kiwi e laranja com a parte branca) e, ainda assim, consumir apenas uma porção por dia. Os sucos de fruta continuam proibidos.

Semana 7: aprenda a lidar com o tropeço

Caso tenha cometido algum deslize (comeu um chocolatinho ou uma bala), não desista: continue a dieta de onde parou.

Semana 8: encontre o equilíbrio

Volte a comer uma porção por dia de qualquer fruta e, no máximo, oito colheres de chá de açúcar – isso considerando a quantidade presente nos alimentos industrializados. No Brasil, a dose de açúcar adicionada não consta na embalagem. A saída é evitar os produtos em que ele aparece no início da lista de ingredientes.

Fonte: Revista MdeMulher