Veja quais são as indicações e benefícios do pilates

prática do pilates é indicada para quem busca, além de uma vida saudável e rotina com mais energia, combater dores, prevenir doenças e ter mais concentração e bom alongamento. Os exercícios têm como princípio a respiração e o acionamento do centro da força do corpo (no abdômen), que podem auxiliar ainda no combate à ansiedade e ao estresse. Patrícia Bueno, fundadora e criadora do Studio de Pilates Patrícia Bueno, elencou nove benefícios que podem ser conquistados ao praticar o pilates:

» Diminuição do estresse e da ansiedade: o princípio da respiração é a base dos exercícios do pilates e, por meio dele, adquire-se um novo ritmo respiratório e, consequentemente, a elevação dos níveis de concentração. No decorrer das aulas, o aluno adquire maior controle sobre seu corpo e suas ações, benefícios que ajudam
no dia a dia a dosar o estresse
e a ansiedade
.

» Combate de dores: por meio da prática dos exercícios é possível promover um realinhamento da coluna e fortalecimento do abdômen, dois pontos positivos que contribuem para a solução de diversas patologias, além de trabalhar os músculos
como um todo e prevenir lesões de forma geral.

» Melhora da respiração: com a prática do pilates e o princípio da respiração, o indivíduo aprende a respirar de forma correta, sem gerar o bloqueio do músculo diafragma, trazendo bem-estar para seu dia a dia.

» Flexibilidade: ao alongar o corpo, é possível trabalhar a extensão dos músculos e articulações, o que traz benefícios para a execução de atividades simples, como abaixar para pegar um objeto do chão ou amarrar os sapatos.

» Melhora na postura: os exercícios com a coluna alinhada e alongada durante toda a prática dos exercícios ajuda a adquirir maior força dos músculos que sustentam a lombar e, consequentemente, melhora a postura como um todo.

» Tonifica os músculos: o fortalecimento muscular de forma global ativa simultaneamente diversos grupos musculares de forma integrada.

» Coordenação motora: é possível adquirir, por meio dos exercícios, mais equilíbrio e melhora da percepção dos objetos.

» Desempenho na corrida: para realizar a prática da corrida, o corpo precisa de um preparo a fim de evitar lesões. Com o auxílio do pilates, a respiração, a concentração, o fortalecimento global e principalmente os músculos estabilizadores, é possível fazer com que o corpo alcance melhores resultados.

» Previne fraturas osteoporóticas: o método auxilia no aumento da força muscular, que comprime e fortalece a estrutura óssea, prevenindo contra lesões e fraturas causadas por uma possível osteoporose, além de melhorar a coordenação motora.

Fonte: Estado de Minas