Veja mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos

Para manter os cuidados diários com os fios, a médica e especialista em transplante capilar Cristiane Câmara Alves aponta os mitos e verdades sobre a saúde capilar:

» O uso de boné ou chapéu faz cair os cabelos?
Mito. O uso de boné ou chapéu não faz os cabelos caírem, mas pode agravar doenças, como dermatite seborreica (caspa), em pessoas que os utilizam por longos períodos, todos os dias.

» Estresse pode causar queda de cabelo?
Verdade. Depois de traumas emocionais ou físicos, pós-parto, interrupção do uso de pílula ou de reposição hormonal, infecções, doenças da tireoide, deficiências nutricionais ou dietas muito restritivas, pode ocorrer uma queda intensa de cabelo, chamada eflúvio telógeno.

» O cabelo acostuma com um mesmo shampoo?
Mito. A verdade é que os produtos deixam resíduos e há cabelos que se adaptam melhor a algumas substâncias que podem estar presentes em outros shampoos. Quando o produto é trocado, os resíduos deixados pelo anterior são eliminados, melhorando o aspecto do cabelo.

» Secadores e chapinhas são mesmo vilões para os fios?
Verdade. Se usados com muita frequência, eles podem causar danos térmicos aos fios do cabelo, provocando a perda de brilho e ressecamento.

Fonte: Estado de Minas