Veja dicas que te ajudarão a incluir legumes no cardápio diário

Alimentos essenciais em um cardápio equilibrado, os legumes muitas vezes são consumidos abaixo da recomendação diária. IncluÍ-los no dia a dia pode ser um desafio para algumas pessoas. Por conter valor calórico geralmente baixo e riqueza em fibras, vitaminas e minerais, são componentes importantes de uma alimentação equilibrada. Para ajudar a tarefa de incluir legumes na dieta, a nutricionista Lara Natacci dá dicas:

» Optar por uma alimentação colorida
As cores dos legumes, muitas vezes, podem indicar alguns de seus benefícios. Os alimentos roxos, por exemplo, como repolho roxo e berinjela, fornecem antocianina, antioxidante que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Já o espinafre e outros vegetais verde-escuros têm boas quantidades de vitamina K, que auxiliam na coagulação sanguínea.

» Assar legumes
Assar os legumes, além de ser um modo de preparo mais leve, ajuda a deixá-los ainda mais saborosos. Uma boa dica é colocar os legumes em um saco para assar. Assim, eles não ressecam. A embalagem preserva o líquido e os aromas do alimento.

» Misturar os legumes com outros alimentos
Cozinhar os legumes com o arroz ou adicioná-los aos molhos das massas podem ser boas opções para deixar o prato mais saboroso. Para quem tem dificuldade em variar o preparo dos legumes, servi-los com outras preparações é uma alternativa.

» Preparar sopas
Sopas são ótimas opções para incentivar o consumo de legumes, especialmente durante o outono e o inverno. Para deixar a preparação balanceada, uma dica é incluir macarrão, batata, mandioca ou arroz.

» Dar novos sabores aos legumes
Muitas pessoas não incluem os legumes no cardápio porque não gostam do sabor. Uma boa maneira de deixar esses alimentos mais gostosos é acrescentar temperos e ervas, como alecrim, tomilho e salsinha.

 

Fonte: Estado de Minas