Use óleo de gengibre e combata dores musculares, articulares e muito mais

Apesar de ser algo mais comum entre as pessoas mais velhas, as dores pelo corpo afetam pessoas de todas as idades e sexos e podem acontecer devido a fatores externos, como lesões, ou até mesmo por  internos, como genética. Felizmente, a natureza nos proporciona vários alimentos com propriedades que podem ajudar a combater esse tipo de mal, como por exemplo o óleo de gengibre.

Conhecido por seu sabor ligeiramente picante, o gengibre, iguaria oriunda da Ásia, é muito apreciado para preparar os mais variados tipos de pratos e bebidas. Muito além disso, o caule subterrâneo é utilizado há muito tempo na medicina oriental, principalmente no Japão e na China, onde normalmente é transformado em um óleo terapêutico.

O óleo de gengibre possui muitos fins curativos e pode ser encontrado para a venda, mas também pode ser feito em casa. Nesse artigo, além de conhecer um pouco mais sobre essa raiz, você poderá aprender a fazer esse óleo em casa. Confira a seguir quais as enfermidades que o tubérculo ajuda a combater e aprenda a preparar o óleo medicinal.

Propriedades e benefícios do óleo de gengibre

No Japão, utiliza-se o gengibre para massagens a partir do óleo de gengibre para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio.

É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarreia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. A medicina ayurvédica reconhece a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, indicando‐a para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos através de seu chá. Estudos indicam também a inibição no crescimento da bactéria Helicobacter pylori existente em casos de gastrite ou úlceras.

Fazendo óleo de gengibre

Ingredientes

  • 1 gengibre fresco inteiro;
  • 300 ml de azeite de oliva extra.

Preparo

Lave bem o gengibre para que não haja nenhum tipo de resíduo e deixe-o secar. Em seguida, use um ralador para fatiar o gengibre em várias partes bem finas. Coloque o azeite de oliva em um recipiente que possa ir ao fogo e misture com o gengibre já ralado.

Com o fogo a 150º, deixe a mistura ferver por mais ou menos duas horas. Após isso, basta coar com a ajuda de uma peneira fininha ou um tecido que sirva como coador. Retirando todos os resíduos sólidos do gengibre, esprema bem para tirar todas as propriedades do tubérculo. O ideal é conservar o óleo em um pote ou garrafa de vidro com tampa, em um local fresco. A solução pode durar até seis meses se bem armazenada.

Como usar o óleo de gengibre

Aplique o óleo na região que apresenta desconforto e massageie levemente, com a palma da mão, a área por aproximadamente 15 minutos. Repita o processo três vezes ao dia, durante uma semana ou até o incômodo desaparecer.

Fonte : Site Remédio Caseiro