Uma vida sem cigarro

Sempre é hora de parar com o uso do tabaco, capaz de causar aproximadamente 50 doenças, sendo uma grande parte delas fatais como o câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas. O Dia Internacional de Combate ao Fumo, comemorado em 31 de Maio, pode ser uma boa data para mudar de atitudes.

“A nicotina provoca modificações no Sistema Nervoso Central das pessoas como qualquer outra droga”, alerta Pedro Oliveira, diretor médico da ePharma, empresa líder no mercado de assistência de benefícios farmacêuticos. “Essa substância é capaz de modificar o estado emocional e comportamental dos seus usuários”, sentencia o médico.

Segundo dados divulgados no site do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a dependência do tabaco obriga os fumantes a inalares mais de 4.720 substâncias tóxicas como o monóxido de carbono e amônia. O cigarro também traz mais de 40 substâncias cancerígenas como arsênio, níquel, cádmio, chumbo, entre outras.

“Os fumantes fatalmente serão acometidos de alguma doença causada pelo cigarro, sem falar da redução de expectativa de vida”, explica Oliveira. O Inca aponta ainda pesquisa da Organização Mundial de Saúde, que mostra o tabagismo como principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Entre essas, o tabagismo responde por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, entre outros), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Fonte: Site ePharma