Sono recupera o físico, ajuda na memória e no trato com as emoções

Por que algumas pessoas precisam dormir mais e outras menos? Por que o sono se altera ao longo da vida?

O Bem Estar desta segunda-feira (30) convidou o endocrinologista Simão Bastos Neto e o pneumologista e médico do sono Geraldo Lorenzi Filho para falar sobre hábitos diurnos e noturnos e o nosso relógio biológico.

O sono é fundamental para atividades como a fixação da memória, a liberação do hormônio do crescimento, a recuperação muscular durante o estágio profundo, a metabolização de emoções e também de radicais livres.

O médico do sono Geraldo Lorenzi Filho afirma que o ideal para regular o sono é durante o dia abrir a janela e se expor ao sol e à luminosidade. “A gente tem que dizer para o nosso organismo que é dia, associando a outros sincronizadores, como o exercício físico, a alimentação, a interação social etc. A gente precisa de um ritmo para que o organismo funcione bem”, diz.

As pessoas que dormem pouco têm mais tendência a engordar porque elas têm menos hormônio que tira o apetite e têm uma preferência maior pelos carboidratos. Além disso, quem fica mais tempo acordado come mais porque se não está dormindo, a pessoa está comendo. “O dormir mal está muito ligado à pressão alta, à diabetes, à gordura abdominal, essas doenças importantes nos dias de hoje”, explica Dr. Simão.

 

Fonte: G1.globo.com/bemestar