Sinusite – O Que é, Sintomas, Como Tratar e Causas

A sinusite é uma doença muito comum que atinge várias pessoas e apresenta causas das mais diversas. Ela pode surgir de diversos modos. É possível que a sinusite ocorra por causa de um resfriado, por causa de uma alergia ou devido à ação de micro-organismos como fungos e bactérias.

Portanto, é importante conhecer os tipos da doença, suas causas e sintomas característicos antes de iniciar o tratamento adequado ao tipo de sinusite apresentada. Vamos tirar todas suas dúvidas sobre essa doença que afeta tanta gente mais abaixo.

 

O que é Sinusite? 

O nome sinusite é derivado de uma estrutura do nosso organismo onde a doença se desenvolve, chamada de “sinus” ou seio paranasal. Os seios paranasais são pequenas cavidades no crânio que normalmente são preenchidas com ar. Nessas cavidades, é produzido o muco, que tem como principal função manter as passagens nasais limpas de alérgenos e possíveis poluentes.

 

A sinusite nada mais é do que uma inflamação do tecido que fica ao redor dessas cavidades. Tal inflamação pode causar inchaço do tecido, que leva ao bloqueio dos seios paranasais fazendo com que o muco e o ar fiquem presos dentro da cavidade.

Quando os seios ficam bloqueados e cheios de muco, os germes podem se proliferar nesse local e causar uma infecção. Essa condição causa uma pressão e muita dor na região da face e na cabeça, os principais sintomas sentidos por quem tem sinusite.

 

Tipos de sinusite

A sinusite pode ser aguda, subaguda ou crônica. Os sintomas da sinusite aguda duram no máximo 4 semanas. A sinusite subaguda pode durar de 4 a 12 semanas. Já a sinusite crônica pode durar por mais de 12 semanas e se prolongar por um longo período de tempo.

Geralmente, a causa da sinusite crônica é difícil de ser determinada e, portanto, difícil também de ser tratada. Também existe a sinusite recorrente, que é diagnosticada quando o paciente apresenta os sintomas da doença 4 ou mais vezes durante o período de um ano.

Em adultos, a sinusite é mais provável de ocorrer devido a infecções, tabagismo ou devido à simples convivência com pessoas que fumam.

Sintomas

Os sintomas da sinusite, aguda ou crônica, são os mesmos, incluindo:

  • Sintomas da gripe;
  • Corrimento nasal ou coriza;
  • Pressão e dor na face;
  • Muco incolor e grosso;
  • Congestionamento nasal ou nariz entupido;
  • Pus na cavidade nasal;
  • Perda do olfato;
  • Tosse ou congestionamento.

 

 

Também é possível apresentar alguns sintomas eventuais como:

  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Mau hálito;
  • Fadiga constante;
  • Obstrução ou bloqueio nasal;
  • Dor de dentes;
  • Dores de cabeça;

Geralmente, a sinusite é classificada como aguda quando são apresentados dois ou mais sintomas além do muco espesso na cor verde ou amarela. Já na sinusite crônica, esse muco se apresenta incolor.

Em alguns casos, a sinusite pode dar tontura devido à intensa dor de cabeça proveniente da pressão sentida na cabeça e na face. Mas este não é um sintoma relacionado diretamente à doença.

Causas

Detectar as causas da sinusite é um tanto complicado. Para o diagnóstico correto, o médico deve pedir alguns exames, incluindo ferramentas de imagem como raios X, tomografias ou ressonâncias magnéticas no local.

Algumas condições podem ser as responsáveis por causar o bloqueio do seio paranasal, como:

  • Resfriado comum;
  • Rinite alérgica que ocorre quando há um inchaço no revestimento do nariz;
  • Pequenos aumentos no revestimento do nariz chamados pólipos nasais;
  • Septo desviado que se trata de uma alteração da cavidade nasal.

Se você nunca foi diagnosticado com alergias, pode valer a pena fazer alguns testes de alergia para ver se apresenta algum tipo de alergia que pode ter desencadeado a doença.

Como tratar

O tratamento da sinusite depende de qual tipo da doença a pessoa apresenta. Assim, para um tratamento seguro e eficaz, o mais importante é descobrir a causa. Se a causa da sinusite é uma alergia, não adianta tomar apenas um descongestionante nasal, por exemplo, mas sim tratar a alergia.

 

Assim, após o diagnóstico, a sinusite pode ser tratada com o uso de alguns medicamentos e alguns métodos mais simples que podem ser realizados em casa e serão tratados mais abaixo.

Se a sua sinusite é uma infecção menos grave, o médico pode indicar um tratamento que inclui lavar as narinas com uma solução salina e usar um descongestionante nasal durante cerca de 3 dias. Se os sintomas não desaparecerem, pode ser necessário adotar alguns dos procedimentos descritos a seguir.

– Antibióticos

– Analgésicos

– Descongestionantes

– Medicamentos para alergia

– Esteróides

– Cirurgia

– Umidificar o ar

– Respirar em vapor de água

– Usar panos quentes

–  Utilizar uma solução salina nasal pronta

– Lavar seu nariz com uma solução salina feita em casa
– Manter-se hidratado

– Descansar

 

Sinusite na gravidez

Algo que causa bastante receio e dúvidas é quando a sinusite ocorre durante a gravidez. Na gravidez, a mulher passa por várias mudanças no corpo. Tais mudanças vem acompanhadas de variações de humor, dores no corpo, enjoos e vários outros incômodos. Além de tudo isso, a gestante pode se sentir ainda mais abatida se contrair sinusite.

É preciso tomar certas precauções no tratamento para preservar a saúde do bebê.

Se a sinusite não puder ser tratada com remédios caseiros ou soluções salinas nasais, alguns medicamentos podem ser usados de modo seguro para tratar a doença.

Para o alívio dos sintomas como dor de cabeça e dor de garganta, é possível tomar o paracetamol de acordo com a dose indicada pelo médico. Além disso, durante a gravidez, é permitido o uso de descongestionantes nasais, anti-histamínicos (se a sua sinusite for alérgica), expectorantes e supressores da tosse.

É preciso atentar para o uso de aspirina e ibuprofeno, pois estes medicamentos não são recomendados durante a gravidez por estarem associados a algumas complicações como a redução do líquido amniótico e casos relatados de aborto espontâneo.

A coisa mais sensata a se fazer é sempre consultar um profissional da saúde quanto ao uso de medicamentos durante a gestação.

 

É possível prevenir a sinusite?

Não há uma maneira comprovada de prevenir a doença, mas alguns hábitos podem ajudar, como:

  • Não fumar e evitar permanecer em locais onde outras pessoas estão fumando;
  • Lavar as mãos com frequência, principalmente no inverno, quando as pessoas estão mais suscetíveis a terem gripes e resfriados;
  • Evitar coisas que te dão alergias.

Se a sinusite não for tratada, a dor e o desconforto, principalmente na região da face, tendem a piorar. Em casos mais graves e raros, a sinusite não tratada pode causar meningite, abscesso cerebral ou infecção nos ossos do rosto. Assim, ao desconfiar que apresenta os sintomas de sinusite, não hesite em procurar seu médico. 
Para maiores detalhes , leia em : http://www.mundoboaforma.com.br/sinusite-o-que-e-sintomas-como-tratar-e-causas/#udBRD82FTTMX9S2V.99

 

Fonte : Site Mundo Boa Forma