Saiba por que não devemos usar sapatos dentro de casa

Você tem o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa? Caso não tenha, você deveria esse introduzir costume tão importante ao seu dia a dia.

Ao longo dos anos, diversos estudos constataram que as bactérias que entram em nossas casas através da sola dos calçados podem causar doenças graves.

Em 2008, a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, realizou um levantamento onde foram detectados 421.000 tipos diferentes de bactérias nos sapatos. Os coliformes, presente nas fezes humanas, foram rastreados em 96% dos sapatos analisados pela pesquisa.

Além disso, a bactéria E. coli foi detectada em 27% dos sapatos, juntamente com outros sete tipos de bactérias, incluindo Klebsiella pneumoniae, que pode causar infecção do trato urinário, e Serratia ficaria, que pode causar infecções respiratórias.

“Nós caminhamos por coisas como excrementos de pássaros, resíduos de cães e germes em pisos de banheiro público, todos os quais são fontes para E coli”, disse Kelly Reynolds, Ph.D., microbiologista e professor da Universidade do Arizona.

Outra pesquisa feita pela Universidade de Houston reforça o alerta para que as pessoas deixem de usar sapatos dentro de caso. De acordo com investigadores, 39% dos sapatos analisados continham bactérias C. diff (Clostridium difficile), que é uma ameaça à saúde pública já que é resistente a vários antibióticos. Esta bactéria pode causar múltiplas condições de saúde, incluindo diarréia.

 

Solução

No estudo da Universidade do Arizona, os pesquisadores descobriram que lavar sapatos com detergente na máquina de lavar reduziu a presença de bactérias em 90% ou mais. Além disso, eles indicam que as pessoas devem limpar os pisos e tapetes com frequência.

Contudo, para evitar todos os problemas e manter sua casa limpa, os especialistas dizem que é melhor deixar os sapatos na porta sempre que possível.

 

Fonte: Portal Terra. Publicado em 05.03.2018