SAIBA O QUE PODE AUMENTAR OU DIMINUIR O FLUXO MENSTRUAL DA MULHER

Bem Estar falou dos fatores que influenciam a saúde da mulher, por exemplo, no período menstrual. Você sabe o que aumenta ou diminui o fluxo menstrual? E sabia que fatores externos como a poluição podem alterar o funcionamento da tireoide? Os convidados do programa foram a médica endocrinologista Elaine Costa e o ginecologista e consultor José Bento.

 

Todo mundo sabe que a poluição faz mal para a saúde. Mas a fumaça também pode desregular os hormônios. A poluição pode mexer com a atividade dos hormônios sexuais e até com a tireoide. Determinados plásticos e alguns agrotóxicos também são considerados desrreguladores hormonais.

E o que aumenta ou diminui o fluxo menstrual? O fluxo menstrual depende da quantidade de hormônio produzida, da fase da vida em que a mulher está e da sua condição de saúde. Um sinal de problema é a alteração do fluxo.

As alterações que levam a um aumento do fluxo são o mioma (formação no músculo do útero), o pólipo (pedaço do endométrio que cresce para dentro do útero), a adenomiose (endométrio que descama invadindo o musculo) e a endometriose (formação de endométrio fora do útero). E por que há mais sangue? Porque a superfície que sangra é maior.

Já a redução do fluxo pode ocorrer em condições como a anorexia, Síndrome dos Ovários Policísticos, e em atletas de alto rendimento ou pessoas sob forte estresse. Hipotireoidismo também reduz o fluxo.

 

Fonte: G1