Revelado o segredo para uma boa noite de sono

— Há muita coisa que não entendemos sobre o sono, especialmente quando se trata da maquinaria de proteínas que iniciam o processo no nível celular — diz Kyunghee Koh, professor assistente de neurociência no Instituto Farber para Neurociências, da Universidade Thomas Jefferson, e autor do estudo. — Nossa pesquisa elucida um novo caminho molecular e uma nova área do cérebro que desempenha um papel importante no controle de quanto tempo dormimos.

Os pesquisadores examinaram milhares de linhagens de moscas e encontraram uma mutante, chamada Taranis, que dorme muito menos do que as moscas normais. Usando uma série de experiências genéticas e bioquímicas, os pesquisadores acompanharam como Taranis interagia com outras proteínas e viram que ela, ligada a uma proteína reguladora do sono chamada ciclina A, inativava a proteína Cdk1, cuja função é a de suprimir o sono e promover a vigília.

Investigações anteriores demonstraram que a ciclina A é expressa em um pequeno número de neurônios, incluindo um conjunto de sete em cada lado do cérebro. Koh e equipe mostraram que estes neurônios estão localizados numa região do cérebro da mosca que corresponde com o hipotálamo humano, um dos centros de sono do nosso cérebro. Eles viram uma redução do sono total quando Taranis foi derrubado apenas nesses 14 neurônios e quando esses mesmos neurônios eram ativados.

Embora a proteína Taranis tenha um primo humano (a família Trip-Br de reguladores de transcrição), ainda não está claro se um sistema semelhante está em jogo em seres humanos.

Fonte: Portal O Globo