Razões para cuidar melhor do intestino

Quando perguntamos às pessoas com o que elas mais se preocupam no âmbito da saúde, o que primeiro vêm à mente delas são doenças crônicas, cardíacas, câncer e diabetes, por exemplo. “O que elas não sabem é que, conforme foi comprovado nos últimos anos, o funcionamento do intestino é importante e responsável por regular todo o sistema do corpo”, explica Kelly Tappenden, nutricionista e professora da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Conheça alguns motivos para dar mais atenção ao seu intestino, além de dicas de como cuidar melhor dele.

Dificuldade em ir ao banheiro – Esses distúrbios afetam aproximadamente 32% das brasileiras, ou seja, 29 milhões de mulheres. Além do desconforto pela diminuição das idas ao banheiro, endurecimento das fezes e sensação de evacuação incompleta, a constipação pode provocar inchaço, dor abdominal e distensão. Mudanças de hábitos na alimentação e nas atividades físicas podem ser suficientes para manter o ritmo na maioria dos casos.

Defesa – Você sabia que o sistema digestório é a maior interface do nosso corpo com o meio externo? Por ser uma grande porta de entrada para os micro-organismos nocivos é, portanto, nossa principal barreira de proteção, onde se encontram cerca de 70% das nossas células de defesa, que atuam na tentativa de impedir que os micro-organismos causem algum efeito nocivo ao corpo.

Eliminação – O que seu corpo não elimina pode se manifestar por meio da pele. O intestino preguiçoso pode causar acne, já que as substâncias tóxicas que o organismo tem dificuldade de eliminar pelas fezes contribuem para a formação de espinhas, por exemplo.

Barriga inchada – Problemas relacionados ao intestino, como intestino preguiçoso e síndrome do intestino irritável também podem proporcionar uma sensação de inchaço abdominal. Apesar do desconforto, os médicos não costumam recomendar o uso de laxantes. O melhor é se cuidar por meio da alimentação e de hábitos adequados.

Bom humor – Estudos apontam indícios de que a diminuição da constipação esteve associada à melhoria do humor. Também foi constatado que quem sofre dessa funcional crônica tem uma pior qualidade de vida, além de associação inversa entre intestino preguiçoso e sentimentos como tranquilidade, alegria e disposição. Especialistas também apontam uma relação entre casos de depressão, histeria e hipocondria em portadores de constipação intestinal.

Segundo cérebro – Alguns especialistas têm chamado o intestino de “segundo cérebro”, já que produz hormônios que regulam o metabolismo, podendo interferir na absorção de nutrientes, na quantidade de açúcar no sangue e até na sensação de saciedade.

Atenção especial

* Ingerir bastante líquido, fibras, frutas e verduras

* Consumir regularmente alimentos com probióticos comprovados

* Comer lentamente e caprichar na mastigação

* Limitar o consumo de comidas gordurosas e apimentadas

* Não abusar de bebidas alcoólicas, com cafeína e refrigerantes

* Praticar exercícios físicos com frequência

 

Fonte: O ESTADO DO PARANÁ – PR