Quatros fatos sobre o avanço do diabetes

Em 2014, eram 387 milhões. No Brasil, são 14,3 milhões de casos este ano, contra 11,6 milhões em 2014. A International Diabetes Federation estima que, em 2040, serão 642 milhões de casos em todo o mundo e 23,2 milhões no Brasil.

Alimentos e sedentarismo estão entre os vilões
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Walter Minicucci, o aumento no consumo de alimentos industrializados e bebidas com alto teor de açúcar, como lanches de restaurantes fast-food e refrigerantes, estão por trás do avanço no número de casos. O alto grau de sedentarismo também contribui.

Políticas públicas podem ajudar a prevenir
Políticas públicas ajudariam a conter o avanço da doença, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Walter Minicucci. Ele sugere, por exemplo, a proibição da venda de alimentos gordurosos e açucarados nas escolas, além do controle da publicidade desses produtos. Programas de incentivo à prática de exercício são importantes.

Grupos de risco devem ter atenção redobrada
É importante diagnosticar a doença o mais cedo possível. Por isso, grupos de risco, como pessoas com mais de 40 anos, excesso de peso ou casos de diabetes na família precisam fazer exames de verificação da taxa de glicose uma vez por ano. As grávidas também devem ficar atentas, para evitar o diabetes gestacional.

 

Fonte: Portal O Globo