Quatro maneiras de tratar as varizes, sem cortes

Irritação

Segundo Julio Cesar Peclat de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio (SBACV-RJ), quando há aplicação de medicamento nas veias comprometidas, a substância promove uma espécie de irritação dos vasos, fazendo com que eles “sequem”. Indicado para microvarizes.

Cicatrização

O tratamento com laser promove pequenas lesões nas células internas dos vasos sanguíneos afetados e destrói a camada interna da parede deles. Esse processo ativa a cicatrização da parede venosa, deixando aquela passagem inativa. Indicado para varizes intermediárias.

Espuma

A técnica de espuma ecoguiada consiste na aplicação de injeção de uma espuma densa com medicamento, guiada por ultrassom. A espuma penetra nos vasos comprometidos e “empurra” o sangue, atingindo a parede do vaso com mais facilidade. Indicado para veias mais grossas.

Encolhimento

A radiofrequência é uma técnica na qual um cateter é inserido na veia afetada através de uma microincisão na pele. Quando aquecido, esse cateter emite a energia da radiofrequência e encolhe as fibras de colágeno. O diâmetro do vaso é reduzido e as proteínas do sangue destruídas pelo calor, “secando” o vaso. Indicado para a veia safena.

Fonte: Portal O Globo