Quatro alertas sobre o uso consciente de antibióticos

Só sob prescrição médica
Segundo bacteriologista Ana Paula Assef, do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), antibióticos devem ser usados só no tratamento de infecções bacterianas e sob prescrição médica. Como sua eficácia está relacionada ao agente causador da infecção, nem todos servem para as mesmas infecções.

Bactérias se modificam
A resistência aos antibióticos acontece quando determinada bactéria se modifica em resposta ao uso desses medicamentos — são as bactérias que ficam resistentes, não os seres humanos. Com o uso inadequado de antibiótico, as bactérias ‘sensíveis’ são eliminadas e as ‘resistentes’ permanecem e se multiplicam.

Tratamento deve ser seguido
Com o esgotamento das ações terapêuticas, infecções hoje tratadas facilmente, poderão, no futuro, causar danos maiores ao organismo. Quem usa um antibiótico inadequado, em dosagens diferentes da prescrição, ou interrompe o tratamento se coloca em risco, porque estas ações podem agravar a infecção e criar bactérias resistentes.

Semana mundial
A resistência aos antibióticos pode afetar pessoas de qualquer idade, em qualquer lugar do mundo. O Alerta é da Organização Mundial da Saúde, que promoveu a Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos para conscientizar população, profissionais de saúde e gestores públicos sobre a resistência causada pelo uso indiscriminado.

 

Fonte: Portal O Globo