Poluição atmosférica pode afetar desenvolvimento cognitivo das crianças

O estudo, realizado com cerca de 2.700 crianças, em 39 escolas primárias de Barcelona, revelou que aquelas que estudaram em locais expostos à má qualidade do ar apresentaram, ao longo do tempo, um desenvolvimento cognitivo mais lento que o dos alunos de escolas situadas em ambientes de menor poluição atmosférica.

Os cientistas mediram, a cada três meses, durante um ano, a “memória de trabalho” (relacionada a atividades complexas como aprendizado da linguagem), “memória de trabalho superior” e “atenção”, em alunos com o mesmo contexto sócio econômico, e constataram que, ao final da pesquisa, os que estavam em um ambiente mais limpo tiveram um aumento de 11,5% na memória de trabalho, enquanto os que estavam em meio à poluição registraram uma evolução de apenas 7,4%.

O estudo, publicado na revista médica Plos Medicine, indica que o desenvolvimento do cérebro pode ser vulnerável à poluição durante a média infância, que engloba crianças de 7 a 10 anos. Os pesquisadores apostam que essas conclusões irão influenciar na concepção de novas normas sobre poluição do ar e também na escolha da localização de novas escolas.

 

Fonte: Portal O Globo