Pintas no braço podem indicar risco de câncer de pele

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram cerca de 3.500 irmãs gêmeas durante oito anos e fizeram uma contagem de pintas em 17 áreas de seus corpos, além de coletar informações sobre o tipo de pele e presença de sardas. Depois disso, os cientistas repetiram o experimento com um grupo de 400 homens e mulheres com câncer de pele e identificaram que a contagem de pintas pode ajudar a identificar o risco de desenvolver a doença.

A partir do mapeamento dessas áreas, foi possível constatar que a contagem de pintas no braço direito é a mais eficaz para estimar o número de sinais em todo o corpo. Dessa forma, as pessoas com mais de 11 pintas no braço direito são propensas a terem mais de 100 sinais em todo o corpo, um índice relacionado a maior ocorrência de câncer de pele. A relação entre a quantidade de pintas no corpo e a ocorrência da doença é explicada por um dado de que de 20% a 40% desse tipo de câncer tem origem a partir de sinais preexistentes.

“Os resultados podem ter um impacto significativo na atenção primária, permitindo estimar com precisão o número total de pintas em um paciente através de uma parte acessível do corpo. Isso significa que mais pacientes com risco de desenvolver melanoma podem ser identificados e monitorados”, afirmou a pesquisadora Simone Ribero, que coordena o estudo.

Fonte: Portal O Globo