Pilates melhora postura e condicionamento físico

Cansado das dores nas costas causadas pela rotina em frente ao computador, Renato Medeiros, 29 anos, resolveu buscar tratamento. Pesquisando na internet, encontrou no Pilates a resolução para o problema.

“Em apenas três meses já senti uma diferença significativa na postura. As dores diminuíram consideravelmente e sinto que estou melhorando tanto minha força como a mobilidade. De quebra, dois quilos já ficaram para trás.”

Cansado do ambiente das academias, o designer gráfico hoje prefere se esticar nas camas móveis a perder tempo levantando halteres. “O ambiente é menos intimidador e mais tranquilo”, compara.

A coluna vertebral apresenta curvaturas fisiológicas naturais, como as lordoses cervical e lombar, que podem estar mais acentuadas em relação ao padrão anatômico, caracterizando desta forma, uma patologia, gerando dor e desconforto.

“O Pilates é indicado justamente por atuar no alívio das dores e dos sintomas causados, atuando no fortalecimento da musculatura enfraquecida, focando sempre na estabilidade e também no alongamento que auxilia a flexibilidade e a mobilidade, associando exercícios para o abdome, importante estabilizador da coluna”, explica o fisioterapeuta Antony Miassi.

A prática foi criada pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), que sofria de raquitismo, asma e reumatismo. Temendo um futuro em uma cadeira de rodas, o jovem começou a estudar anatomia, fisiologia e fundamentos de medicina oriental por conta própria.

Aos poucos, desenvolveu exercícios em aparelhos e tornou-se percussor das técnicas que estão se tornando cada vez mais populares.

“O método leva em conta a individualidade de cada um. As aulas são planejadas de acordo com as necessidades e o desenvolvimento dos praticantes”, explica a professora de Pilates Adriana Pincinato.

Na comparação com outras atividades físicas, o gasto calórico em uma aula de Pilates pode parecer pequeno. Enquanto uma hora de zumba queima 600 calorias, os exercícios de coordenação e força consomem, em média, 179.

A recompensa, no entanto, aparece no espelho. “O tônus muscular apresenta uma melhora considerável, graças à repetição exaustiva dos movimentos. Diferente da academia, que trabalha um grupamento de músculos a cada sessão, o Pilates trabalha o corpo inteiro”, destaca Adriana.

Os resultados aparecem com a máxima contração dos músculos. O método é baseado em seis princípios: centro de força, concentração, controle, fluidez, precisão e respiração.

Crianças, gestantes e idosos podem praticar, respeitando as particularidades. Com a popularização da prática, é importante procurar locais com instrutores preparados. No Brasil, profissionais habilitados para dar aula de Pilates são aqueles formados em educação física ou em fisioterapia.

Fonte : Site Coração e Vida