Pesquisadores fazem dois cérebros humanos vivos se comunicarem via internet

O experimento foi detalhado na quarta-feira no “PLOS ONE”, e pretende ser o primeiro a mostrar que dois cérebros podem ser diretamente ligados para permitir que uma pessoa adivinhe com precisão o que está na mente de outra pessoa.

“Creio que este é o experimento cérebro-cérebro mais complexo que já foi feito até agora em humanos”, disse o principal autor Andrea Stocco, membro do corpo docente do I-Labs.

“Ele usa experiências conscientes através de sinais que são experimentados visualmente, e são necessárias duas pessoas para colaborar”, disse Stocco.

A coautora Chantel Prat, membro do corpo docente I-LABS, acrescentou: “Eles têm que interpretar algo que estamos vendo com seus cérebros”.

Stocco e Prat descrevem a experiência em um vídeo:

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/pesquisadores-fazem-dois-cerebros-humanos-vivos-se-comunicarem-via-internet-17588863

Anteriormente, os pesquisadores demonstraram a transferência de informações motoras através da interface cérebro-cérebro, uma descoberta descrita em um artigo de 2014 também na “PLOS ONE”.

A equipe de investigação, que inclui Rajesh Rao, um professor de ciências da computação e engenharia da UW, está agora explorando a possibilidade de “tutoria cerebral”, que consiste na transferência de sinais diretamente de cérebros saudáveis para outros que possuem deficiência de desenvolvimento ou que foram impactados por fatores externos, como um AVC (acidente vascular cerebral) ou acidente mecânico. Outra possibilidade é a de simplesmente transferir conhecimento do tutor para o aluno.

O projeto é financiado por uma bolsa da W. M. Keck Foundation. Mas informações aqui. O artigo científico da pesquisa pode ser lido aqui: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/pesquisadores-fazem-dois-cerebros-humanos-vivos-se-comunicarem-via-internet-17588863

Fonte: Portal O Globo