Pão francês pode ser substituído por fatia de bolo. Acredite: hábito é saudável!

Você sabia que o pãozinho francês, tradicional no café da manhã dos brasileiros, mas vilão em muitas dietas, pode ser substituído por uma fatia de bolo? Acredite, hoje em dia, há muitas opções saudáveis do doce e que, se escolhidas da forma correta, podem conter menos calorias e ser ricas em fibras. A dica é da nutricionista Roberta Silva, especialista em atendimento nutricional e membro da equipe do Programa Emagrecendo Consciente.

Mas, apesar de não haver restrição do consumo no café da manhã, segundo a especialista, o ideal é que alguns ingredientes sejam substituídos por versões mais saudáveis.

“Alguns itens tornam os bolos mais calóricos e pouco nutritivos. São eles o açúcar refinado, farinha branca, leite integral, recheios e coberturas muito elaboradas a base de leite condensado e creme de leite. A melhor opção para substituição no café da manhã são os bolos mais simples, caseiros, com ingredientes saudáveis e funcionais”, comenta.

Como, então, tornar uma receita de bolo menos calórica? Roberta explica que um dos ingredientes que podem ser substituídos tranquilamente é o açúcar refinado. “Troque por açúcar mascavo ou demerara e, no caso das pessoas com indicação de restrição ao açúcar, por adoçantes para uso culinário”.

O leite integral também pode dar lugar à versão desnatada e o chocolate em pó, destaque em muitas receitas, também pode ser substituído por canela ou alfarroba em pó. “Ao invés de usar farinha branca também é possível optar pela integral ou por cereais como aveia, farinha de arroz, farinha de mandioca e fécula de batata”.

Além destes itens, outros também podem ser incluídos nas receitas para deixar o bolo ainda mais nutritivo. “São eles a biomassa de banana verde, a linhaça, as castanhas e frutas”, afirma.

E a cobertura?
O consumo de bolos com cobertura também exige atenção. “Eles devem ser consumidos eventualmente, numa festa, no fim de semana. O naked cake não tem cobertura, mas tem recheio, comparado a um bolo de festa com cobertura e recheio pode ser que ele tenha menos calorias, principalmente quando a massa e o recheio são com ingredientes mais saudáveis”.

 

– Fonte: A Tribuna de Santos