O IMPORTANTE CONTROLE DO SAL

É conhecida a relação do alto consumo de sal com doenças cardiovasculares. Com frequência, ele é ingerido na comida preparada em casa ou em alimentos industrializados, com o adicional perigo do saleiro na mesa de refeições.

Em 1996 foi demonstrada a associação positiva entre o alto consumo de sal e o aumento da pressão arterial. Inúmeras análises confirmaram que seu baixo consumo poderia ajudar no controle da hipertensão.

Estudo recentemente publicado na revista “Arquivos Brasileiros de Cardiologia” relata que substituir o sal comum por sal “light” diminui significativamente a pressão arterial de hipertensos. No sal “light”, parte do cloreto de sódio é substituído por cloreto de potássio.

A pesquisa foi realizada por Carolina Lôbo de Almeida Barros e colaboradores da Liga de Hipertensão Arterial da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

Para o grupo, um fator limitante para o emprego de um sal especial no preparo de uma refeição é a possível alteração no sabor do alimento.

Os autores sugerem aos fabricantes de sal “light” solucionar este problema, para assim ampliar o seu uso.

ADOLESCÊNCIA

A médica Stella Taquette lança dia 12, às 19 h, na Livraria Argumento (r. Dias Ferreira, 417, Rio de Janeiro), o livro “Homossexualidade e Adolescência sob a ótica da Saúde”, editado pela UERJ.

 

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO