Número de pessoas com cálculo renal cresce 30% no verão

No verão, o número de pessoas com cálculo renal cresce 30%.  Isso acontece porque as pessoas transpiram mais e nem sempre repõem a quantidade de água perdida, como explicou o urologista Archimedes Nardozza no Bem Estar desta quinta-feira (28). “O resultado é que o rim trabalha menos e passa a acumular mais sais, proteínas, facilitando a formação de cálculos.”

O rim é o responsável pela manutenção do equilíbrio hídrico do nosso corpo. Temos apenas uma via de hidratação, que é a boca, e várias de perda de água: urina e coco, transpiração, respiração e fala.

No calor essas perdas são maiores do que no frio. A consultora e pediatra Ana Escobar lembrou que se a gente se hidrata pouco, o rim passa a trabalhar menos.

Homens têm mais pedra no rim do que as mulheres. A principal causa para a formação de cálculo, tirando o distúrbio genético, é a desidratação.

Em segundo lugar vem o excesso de sódio. Além da formação de cálculos, no verão aumenta também o número de pessoas com cólicas renais. Nesta época as pessoas se movimentam mais, o que faz com que a pedra caminhe mais rápido para o ureter.

E não é só a agua que hidrata. Experimente também isotônicos, água de coco e sucos cítricos, como limão, abacaxi, laranja, acerola e tangerina. Os sucos cítricos ajudam a hidratar e tem citrato, substância que evita a precipitação do cálcio na urina.

Segurar o xixi: pode?
Segurar o xixi não é legal! O xixi acumulado na bexiga deixa uma série de resíduos no órgão e pode causar infecção urinária. Além disso, pode dar refluxo no rim pela pressão da bexiga cheia. O refluxo impede o rim de trabalhar direito e pode levar à formação de pedras.

Fonte: Portal G1