Medicamento Pode Aumentar Em Até 40% As Chances De Ovulação Em Mulheres Com Infertilidade

Durante o Congresso Europeu em Reprodução Humana, um estudo britanico mostrou que o Letrozole, medicamento já usado para tratar o câncer de mama, também pode ser eficiente como indutor de ovulação, superando em 40% os demais medicamentos, como o Citrato de Clomifeno. “Esse é um dos maiores avanços na área, o Letrozole poderá ajudar 10% das mulheres que estão em idade fértil, mas possuem dificuldade para engravidar”, explicou o especialista em reprodução feminina e professor da UFRGS, João Sabino.

O Letrozole é vendido no Brasil desde 1997, mas apenas para o tratamento de câncer de mama. De acordo com o Dr. Joao Sabino, nos últimos anos, os médicos perceberam que o remédio estimula a produção de FSH (hormônio folículo estimulante), melhorando a ovulação das mulheres que não respondiam aos tratamentos convencionais. As últimas pesquisas comprovaram a efetividade do medicamento, que no Brasil já pode ser usado para estimular a ovulação.

O medicamento é indicado para mulheres que não ovulam ou que têm problemas hormonais, como a Síndrome dos ovários micro policísticos (Sop). “Se o problema é a disfunção ovulatória, o medicamento proporcionará a gravidez ao casal. Mas mesmo ovulando regularmente, a indução pode ser utilizada para aumentar as chances. Com o uso do letrozole essas chances crescem em 40%”, explicou o especialista. O indutor também é utilizado para tratamentos de reprodução assistida na inseminação intra-uterina.
Fonte: Portal SEGS