Frutas que prendem o intestino. Descubra quem são elas

frutas que prendem o instestino

Assim como os demais órgãos do corpo humano, o intestino exerce funções primordiais para manter o organismo saudável. Mas, quando alguma disfunção ocorre, é possível que o paciente apresente alguns sintomas desconfortáveis, como prisão de ventre, também chamado de intestino preso, ou o contrário, o intestino solto. O bom é que existem alimentos que podem ajudar no tratamento desses problemas, a exemplo das frutas.

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB), aproximadamente 20% dos brasileiros apresentam prisão de ventre, que é conhecida como constipação. Nesta situação, as pessoas apresentam dificuldade em evacuar, fezes muito duras ou secas, inchaço na barriga e até dor na região abdominal.

Porém, há brasileiros que apresentam o intestino solto. Desta forma, os pacientes que sofrem com esta condição possuem extrema facilidade em fazer cocô, muitas vezes acompanhados de diarreia e dores abdominais. Para conseguir prender o intestino, é recomendado fazer uma reeducação alimentar, optando por frutas, vegetais e outros alimentos que possuem a capacidade de controlar o trânsito intestinal.

Prendendo o intestino com frutas

Goiaba

Rica em vitamina C, a goiaba é uma aliada do sistema imunológico. Mas esse não é o único benefício dessa fruta, uma vez que, segundo a nutricionista Savina Torres, também é um alimento indicado para quem apresenta disfunção no intestino. “A presença de fibras garante saúde intestinal e auxilia no processo de emagrecimento bem como no controle do colesterol“, afirma a especialista, em uma publicação no Instagram.

Caju

“O Caju é uma fruta um tanto curiosa pois sua parte carnosa, cuja cor pode ser amarela ou vermelha, chama-se pseudofruto que possui a função de sustentar a castanha, esta sim é o verdadeiro fruto”, explica a nutricionista. Tanto a polpa como a castanha, são elementos indicados para prender o intestino solto.

Banana

De acordo com Savina, não apenas a banana mas também os fiapinhos que soltam dela podem ajudar o trânsito intestinal. “Esses fiapos se chamam ‘albedo’ e são ricos em fibra solúvel, importante para o bom funcionamento do intestino, conferem saciedade e são também responsáveis por baixar o índice glicêmico da fruta.”

Maçã

Por ser uma fruta rica em fibras, a maçã auxilia no controle do trânsito intestinal. Assim, quem está com o intestino solto pode aproveitar dos benefícios desse alimento para controlar diarreias. O ideal é consumir a maçã ainda com a casca, descartando apenas o talo e as sementes.

Jabuticaba

Pectina é o nome de uma fibra solúvel capaz de auxiliar no ritmo do intestino. A jabuticaba é rica nessa fibra por isso entra na lista como uma fruta que atua beneficamente na flora intestinal de quem tem extrema facilidade em ir ao banheiro. Além disso, a fruta é rica em antioxidantes, elementos capazes de combater os radicais livres.

Pera

Vitamina A,  B1, B2, B3 e C, são alguns dos nutrientes encontrados na pera. A fruta ainda é uma boa fonte de fibras, por isso auxilia o trânsito intestinal. Ainda por esta razão, este alimento contribui para controlar a vontade de comer docinhos.

Outros alimentos que prendem o trânsito intestinal

Além das frutas ricas em fibras citadas anteriormente, existem outros alimentos que podem contribuir para um tratamento alternativo para intestino solto. Podendo ser chamados de remédios caseiros neste caso, tratam-se de elementos comuns do dia a dia e podem ser soluções para quem não sabe o que fazer para controlar o fluxo intestinal. São eles:

  • Arroz branco;
  • Macarrão;
  • Queijo branco;
  • Torrada;
  • Batata;
  • Gelatina;
  • Bolacha água e sal;
  • Mandioca;
  • Pão.

O que pode ser um intestino solto demais?

Quando o paciente vai com muita frequência no banheiro devido a uma diarreia, há pelo menos três razões possíveis para explicar esta situação: alimentação, toxinas e infecções. No primeiro caso, é que existem alguns alimentos capazes de acelerar o funcionamento do intestino e por isso colaboram com a produção das fezes.

Já quando o paciente entra em contato com alimentos do tipo lácteos, açúcar e álcool em excesso, o corpo passa a receber substâncias consideradas tóxicas. E esses itens passam a ser suspeitos como causa de um intestino solto. Além disso, há a possibilidade do indivíduo apresentar uma permeabilidade intestinal devido à parasitas intestinais, super crescimento bacteriano intestinal (SBI) ou crescimento excessivo de candida.

Outras causas, menos comuns que as demais já citadas, são as que envolvem situações de estresse corriqueiras ou a idade avançada. Sabe-se que o corpo não funciona da mesma forma com o passar dos anos, pois as células acabam tendo dificuldade de renovarem. Por esta razão é comum que o intestino fique desregulado na terceira idade. O estresse também é uma das causas, pois interfere no funcionamento do organismo, atrapalhando alguns órgãos.

Alimentos que devem ser evitados

Como já dito anteriormente, uma das causas do intestino solto é o consumo de determinados alimentos que aceleram o metabolismo e, consequentemente, o funcionamento do intestino. Desta maneira, uma das formas mais simples de prender a permeabilidade intestinal é consumindo menos alguns alimentos. A seguir você confere uma lista de frutas, grãos e vegetais que não devem fazer parte do cotidiano de quem tem um intestino solto:

  • Coco;
  • Mamão;
  • Alface;
  • Uva;
  • Abacate;
  • Ameixa;
  • Laranja;
  • Farelo de aveia;
  • Berinjela;
  • Abóbora;

 

Após a leitura deste conteúdo, gostaríamos de apresentar a Natuvita Farmácia de Manipulação, com mais de 30 anos de experiência e excelência em saúde personalizada relacionada a medicamentos manipulados, homeopáticos e produtos naturais.

Na Natuvita, todos os nossos produtos são manipulados em nosso moderno laboratório, acompanhados de laudos e selos de autenticidade, que garante procedência e a máxima qualidade dos ativos utilizados em cada formulação.

Além disso, todos os processos de manipulação são submetidos à dupla conferência, exclusivamente por farmacêuticos e equipe técnica experiente, formada por representantes das principais universidades do país como USP, UNESP e UNIFAL.

 

Os medicamentos manipulados desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar, oferecendo uma abordagem personalizada, precisa e acessível para o tratamento de uma variedade de condições médicas.

 

Deseja continuar ou iniciar um novo tratamento podendo contar com a expertise da Natuvita?

Nos chame via WhatsApp clicando aqui ou através do número (11) 98758-6841.

Ou ligue para: (11) 5041-5017 / 5542-5357.

 

Fonte : Site Remédio Caseiro