Frio pode ajudar a perder peso

O inverno é uma das estações em que as pessoas mais engordam, mas não por tendência natural. O frio, ao contrário, acelera o metabolismo, para regular a temperatura interna, o que leva à perda de calorias, como mostra estudo da Universidade de Maastricht, na Holanda.

Para a pesquisa, 50 pessoas ficaram em uma sala refrigerada a 16°C por 10 dias. No fim, todos se acostumaram ao frio. O responsável foi o tecido adiposo marrom, tipo de gordura que facilita a queima de calorias.

Mas, para perder peso, seria preciso se expor ao frio, o que as pessoas evitam. “O ser humano fica coberto, quieto”, explica Amélio Godoy Matos, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e professor da PUC-RJ.

As pessoas passam mais tempo em casa, por causa das temperaturas baixas e se expõem menos ao sol, já que os dias são mais curtos. Os dois fatores diminuem a quantidade de uma substância chamada serotonina. “Isso faz com que a gente fique um pouco mais deprimido e procure por comida”, garante Amélio Matos.

Além disso, ficando mais tempo em casa, a pessoa não só deixa de fazer atividades físicas, como se expõe mais ao alimento. E acaba comendo mais. Por fim, no inverno acaba-se buscando mais alimentos que engordam. “Você tende a comer coisas mais calóricas para aquecer”, diz o endocrinologista.

Um dos principais vilões é o chocolate quente. “É bebida altamente calórica, principalmente o enriquecido com ovo”, afirma ele.

Já o café e o álcool não apresentam muito problema. “O álcool, principalmente o vinho, não é das substâncias que engordam mais”, ressalta o médico.

Amélio Matos sugere, para perder preso, uma prática que alguns adotam nessa época: usar poucas roupas, para manter o frio e aumentar o metabolismo. Ele vê sentido, mas não acredita que muitos vão seguir a dica. “Ninguém gosta de se expor ao frio”, afirma.

 

Fonte: Site IG