Faz Mal Comer e Tomar Banho em Seguida?

A preocupação com a qualidade da alimentação não serve somente para emagrecer ou manter a boa forma, permanecendo dentro do peso considerado ideal. Mais do que isso, ela é fundamental para a saúde, já que os alimentos fornecem a energia e os nutrientes que o nosso organismo necessita para funcionar corretamente.

Sendo assim, tomarmos cuidado com os tipos de comidas e bebidas que consumimos e as quantidades que são ingeridas é algo importante para que as refeições sejam equilibradas, não forneçam nem mais e nem menos daquilo que o nosso corpo precisa e não nos prejudiquem.

Mas será que isso é suficiente ou precisamos nos preocupar também com os horários em que os alimentos são consumidos?

 

Por exemplo, faz mal comer e tomar banho em seguida? 

Você teve um dia de cão no trabalho e, cansado, não vê a hora de chegar em casa. No meio do caminho, pega um trânsito caótico ou precisa ficar um tempinho (ou tempão) no ponto esperando o ônibus chegar.

Quando finalmente coloca os pés dentro de casa, não vê a hora de repor as energias e relaxar. Então, depois de esticar as pernas por alguns minutos no sofá, corre para a cozinha fazer um lanche ou jantar.

Em seguida, após a refeição, já se manda para o banheiro, onde toma um banho refrescante e coloca uma roupa bem confortável para descansar e curtir o resto da noite com a família.

Ou então, você teve um dia para lá de produtivo na academia e, logicamente, encontra-se exausto depois do treino. Assim, se despede do instrutor e dos colegas e vai correndo para casa, já que precisa se recuperar.

Porém, como gastou muita energia e precisa repor, ao chegar em casa você faz logo a sua refeição pós-treino e também corre para o chuveiro, já que chegou bem suado do treino. Igual ao exemplo anterior, você põe sua roupa de descanso e passa o resto do dia descansando e conversando com sua família ou amigos.

O que as situações têm em comum? Em ambos os casos, o banho foi tomado logo depois de uma refeição ser feita. Mas será que faz mal comer e tomar banho logo na sequência?

Muitos profissionais afirmam que sim, pelo menos em alguns casos. Embora alguns defendam que tomar banho é uma das coisas que não devem ser feitas logo após uma refeição, a maioria afirma que isso só vira um problema se a água estiver muito quente e o banho for demorado.

Para que o alimento seja digerido apropriadamente, é necessário que o fluxo sanguíneo seja estimulado em direção ao estômago, porém, o que acontece é que o ato de tomar banho desvia o fluxo sanguíneo rumo às mãos e aos pés.

Especialistas recomendam que as pessoas aguardem aproximadamente 30 minutos depois do término de uma refeição para tomar banho.

 

Entendendo o mecanismo com mais profundidade

Em artigo publicado no Cure Joy, o consultor sênior ayurvédico da Índia, Janardhana Hebbar, explicou por que defende que faz mal comer e tomar banho em seguida para o processo de digestão.

De acordo com Hebbar, tomar banho depois de fazer uma refeição provoca a vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos) e o aumento do fluxo sanguíneo para a pele.

O consultor afirmou que, em outras palavras, isso significa que uma variedade de substâncias químicas são liberadas no organismo como uma reação à ação da água. Com essas substâncias químicas, os nervos contraídos são expandidos e transportam mais sangue para os nervos e micro-nervos, completou.

Ele também explicou que o excesso de sangue permanece por um longo tempo na pele, fazendo com que o corpo fique quente. Mas por que exatamente isso é algo ruim?

É que o sangue que seria utilizado no estômago para colaborar com a digestão atinge a pele e permanece por lá por bastante tempo quando tomamos um banho, fazendo com que a digestão não seja suficiente ou seja atrasada, esclareceu o consultor.

Hebbar ainda disse que, como a digestão exige uma porcentagem alta de sangue para ser realizada, no caso em que for tomado um banho quente, os vasos sanguíneos também são dilatados para esfriar o corpo por meio da liberação de sangue para a pele.

 

Grande parte dos profissionais afirma que só faz mal comer e tomar banho logo depois nos casos em que a água encontra-se muito quente. O fisiologista Francisco Gacek, explicou que é quando entramos em contrato com a água bastante quente que parte do sangue que seria utilizado na digestão é desviada para a pele.

O objetivo é realmente esfriar o organismo e o que acontece é que os vasos sanguíneos superficiais são dilatadas para deixar passar o calor e permitir que isso aconteça.

O que ocorre com a digestão é que o alimento permanece durante mais tempo no estômago e no intestino e pode sofrer uma fermentação danosa que é provocada por bactérias. Porém, quando se trata da água fria, esse problema não existe.

 

Por outro lado

Vale a pena ressaltar que não existem evidências que possam basear essa ideia de que faz mal comer e tomar banho em seguida porque isso prejudica a digestão e que essa teoria não foi pesquisada apropriadamente e ainda necessita de uma validação científica.

Entretanto, é possível que a digestão seja prejudicada ou interrompida se estivermos falando de um caso em que a pessoa passa horas no chuveiro depois de fazer uma refeição adequada.

Já se a pessoa não passar tanto tempo assim debaixo do chuveiro, não há com o que se preocupar, já que o corpo foi projetado para dar prioridade a processos internos como a digestão em detrimento a leves alterações na temperatura corporal.

A lenda familiar de que o banho também pode causar a síncope (perda de sentidos) é um mito. Porém, o gastroenterologista Eduardo Berger afirma que vale a pena evitar banhos muito quentes e demorados porque eles podem provocar mal-estar por conta da diminuição da pressão arterial.

Fonte : Site mundo Boa Forma