EM 2015, ABUSE DOS ANTIOXIDANTES

O ano é novo, mas as promessas continuam as mesmas. Essa é a sensação de muitas pessoas no início e, ainda que não seja fácil cumprir as metas estabelecidas, quando o assunto é saúde o esforço tem que ser redobrado para atingir os objetivos. Que tal adquirir hábitos mais saudáveis em 2015 começando pela alimentação? A nutricionista Letícia Manduca explica que as frutas vermelhas e arroxeadas são ricas em antioxidantes, por isso, são ótimas opções para compor uma dieta balanceada. “Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células, sendo assim, previnem doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, doenças do coração e câncer, além de retardar o envelhecimento”, esclarece.

A profissional revela que entre as frutas vermelhas as “berries” têm maior concentração da substância. “A cranberry e a blueberry possuem um valor antioxidante muito alto e são aliadas ao tratamento de desordens estéticas como estrias e flacidez. As frutas e seus derivados podem ser consumidos antes e depois de praticar atividades físicas”, ensina.

No Brasil, a forma mais comum de consumo dessas frutas é por meio do suco, pois elas são cultivadas em regiões frias como Europa, Estados Unidos e Chile. A brasileira Juxx, que é pioneira e especializada em bebidas funcionais, isto é, fabrica produtos que promovem a manutenção da saúde e reduzem o risco de doenças, é a única marca do país que produz bebida funcional de cranberry e blueberry. “Cada vez mais essas frutas são alvos de estudos que desvendam propriedades funcionais, como é o caso da cranberry para combater infecções urinárias recorrentes. Já a blue berry, atua no controle da glicemia e protege as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina”, acrescenta Manduca.

 

Fonte: O LIBERAL