Dicas para se manter hidratado no inverno

Independentemente da estação do ano, a hidratação do corpo é uma das medidas mais importantes para se manter, pois só desta maneira o organismo vai funcionar corretamente. Contudo, nas épocas mais frias do ano, decorrentes do inverno principalmente, as pessoas deixam de beber a quantidade ideal de água.

“Durante o outono e inverno, muita gente sente menor urgência em ingerir líquidos e se esquece completamente da importância da hidratação. Isso acontece porque o corpo transpira menos, dando a sensação de pouca sede ou de não precisar repor aquele suor excessivo normalmente eliminado em épocas quentes”, explica o urologista, Hilário Antônio, em uma publicação no Instagram.

Por esta razão, alguns problemas de saúde acabam se tornando comuns. “Infelizmente, o friozinho também traz o risco de agravamento das doenças renais, como cálculos e as infecções urinárias, decorrentes do consumo insuficiente de água”, esclarece Hilário, que é especialista em endourologia avançada. O médico ainda lembra que não se deve substituir a água pelas bebidas quentes e recomenda a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia.

“A hidratação é essencial para garantir um correto funcionamento do organismo, especialmente dos rins”, afirma o especialista. Por isso, além do consumo de água, Hilário compartilha outras dicas para se manter hidratado durante a estação mais fria do ano.

Como se manter hidratado no inverno?

O médico Hilário Antônio afirma que é preciso seguir, pelo menos, quatro pontos. São eles:

1. Comer frutas e legumes ricos em água

Por serem ricos em água, esses alimentos ajudam a hidratar e ainda possuem outros nutrientes benéficos ao corpo. São exemplos desses itens: melancia, melão, laranja, pepino, alface e chuchu.

2. Fazer sopas nutritivas

“Sopas são opções leves e saborosas que nos hidratam. Excelente pedida para o tempo frio”, destaca o urologista.

3. Tomar chá

Mesmo que o chá não substitua o consumo de água, ele consegue ser benéfico ao organismo quando o assunto é hidratação. Por isso, é indicado experimentar os diversos sabores como hibisco, mate, camomila etc. Mas, de uma maneira geral, dando preferência sempre aos naturais.

4. Não abusar do álcool

A última dica dada por Hilário é a respeito do consumo de bebidas alcoólicas. Isto porque, esses líquidos costumam desidratar o corpo de forma expressiva. Por esta razão, é recomendado não exagerar na ingestão dessas bebidas.

Fonte : https://www.remedio-caseiro.com/