Dez mandamentos contra a hipertensão arterial, conhecida como “pressão alta”

A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão arterial sobe.

Quais são as consequências da pressão alta?

A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada.

Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados, podendo com o passar dos anos entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração causa a angina do peito, que pode ocasionar um infarto do miocárdio (ataque cardíaco). No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso leva ao “derrame cerebral” ou acidente vascular cerebral. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos (insuficiência renal). Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado bem conduzido por médicos.

Dez Mandamentos contra a pressão alta

1- Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2- Pratique atividades físicas todos os dias.

3- Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4- Adote alimentação saudável: pouco sódio, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes (cinco porções ao dia).

5- Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

6- Abandone o cigarro.

7- Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

8- Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

9- Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

10- Ame e seja amado.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão.