Cuidados desde a gestação aos 2 anos são os mais importantes da saúde do bebê

O período compreende desde o início da gestação até os 2 anos da criança. Cuidados na gravidez, no aleitamento materno, na alimentação, na vacinação e no desenvolvimento infantil são essenciais e podem repercutir no futuro do bebê.

A campanha “Toda gestação dura 1000 dias” contará com um aplicativo, que estará disponível a partir do dia 18 para IOS e Android. Ele foi desenvolvido pela Pastoral da Criança, coordenadora do projeto junto com a TV Globo, para, além de dar dicas úteis, ajudar a entidade a monitorar gestantes em condições de vulnerabilidade.

Qualquer mãe com acesso à internet poderá se cadastrar e receber mensagens de acordo com o tempo de gestação ou a idade do bebê após o nascimento, até que a criança complete o segundo ano de vida. Quem baixar o aplicativo terá a oportunidade de acompanhar, semana a semana, o desenvolvimento gestacional e demais informações que fazem a diferença no crescimento da criança.

BAIXO PESO

O baixo peso é um dos problemas que bebês podem enfrentar, e uma das principais pesquisas sobre o assunto foi desenvolvida pelo médico e pesquisador inglês David Barker. Seus estudos revelaram que pessoas que nascem com baixo peso têm maior risco de desenvolver doenças do coração, colesterol, diabetes, obesidade, pressão alta, problemas no funcionamento dos rins, osteoporose, entre outras doenças. Nos últimos 20 anos, apesar da queda da mortalidade infantil, aumentou o número de bebês nascendo com peso baixo (com menos de 2,5 kg) e prematuros.

Fonte: Portal O Globo