Congresso da Consulfarma lança ativo capaz de rejuvenescer 17 anos

Cientistas acabam de desenvolver o primeiro ativo cosmético no mundo capaz de reverter o processo de glicação. Ele ocorre quando uma molécula de glicose se une a uma de proteína (como colágeno e elastina da pele), deixando essas proteínas sem função. O consumo de açúcar é um dos principais fatores que desencadeiam esse processo. “Como essas proteínas são responsáveis por manter a pele firme e jovem, essa desestabilização promove a formação de rugas e causa a perda de elasticidade e tonicidade da pele, além de deixá-la mais amarelada”, diz o farmacêutico Lucas Portilho, diretor científico do 11º Congresso Consulfarma, onde a novidade será apresentada. O evento acontece entre os dias 7 e 9 de julho no Anhembi, em São Paulo.

Desenvolvido pela química alemã Basf, o desglicante Collrepair™ DG é um blend, que combina uma molécula pura (niacina – vitamina B3) com um ingrediente natural (salvia miltiorrhiza). Juntos, esses ativos são capazes de tornar a pele mais jovem. Um estudo clínico comprovou que o ingrediente consegue reverter em 20 anos o colágeno que foi glaciado. Outro estudo clínico feito por quatro meses com mulheres, com idades entre 45 e 60 anos, mostrou que o ativo é capaz de melhorar em 6% a elasticidade da pele e em 6% a sua tonalidade, o que corresponde a um rejuvenescimento de 17 anos na aparência cutânea. O ativo Collrepair™ DG já pode ser encontrado nas principais farmácias de manipulação do Brasil. Seu uso está condicionado à indicação de um profissional da área de saúde.

Outras novidades —Durante o Congresso da Consulfarma, serão apresentadas outras novidades, como o primeiro filtro solar brasileiro que permite a síntese de vitamina D sem comprometer a proteção contra os raios UVA e UVB. “É um grande orgulho, para mim, ter participado e idealizado esse projeto baseado em dados científicos e testes in vitro”, diz Portilho.

De acordo com o farmacêutico, o Filtro Solar D vai mudar todo o conceito de exposição solar existente até hoje, possibilitando que as pessoas possam se expor ao sol por mais tempo sem se preocupar com a radiação. “Agora, os médicos podem recomendar que os pacientes tomem sol para aumentar a síntese de vitamina D sem comprometer a pele”, explica Portilho.

Até então, o nível de proteção da pele contra a radiação UVB por meio de fotoprotetores era inversamente proporcional à síntese de vitamina D. Ou seja, os filtros solares inibiam a produção da vitamina em nosso organismo. Isso significa um grande problema, uma vez que pelo menos 80% da vitamina D é sintetizada pela pele a partir da exposição direta à luz solar.

O cosmético, que será lançado oficialmente no 11º Congresso da Consulfarma, em Julho, estará disponível somente para as farmácias de manipulação e será apresentado em duas versões: Fator de Proteção Solar (FPS) 15 e PPD (proteção UVA) 30 e FPS 30 e PPD 45. “Isso, por si só, já caracteriza uma nova tendência, pois os filtro solares existentes no mercado oferecem PPD inferior ao FPS. Geralmente, ele correspondente a um terço”, diz Portilho. Com esse avanço, os novos fotoprotetores adquirem ainda mais capacidade de proteger a pele contra o envelhecimento precoce.

Cosméticos personalizados —Este ano, a área cosmetria também encontrou uma maneira lúdica de apresentar ao público as novidades no setor de manipulação e cosméticos: o visitante selecionará o próprio produto e poderá personalizá-lo com a fragrância e ingrediente desejado. Ele também escolherá a base da fórmula e sua embalagem. Haverá ilhas de tratamento para o combate a manchas e rugas, celulite, estria, acne, entre outros.?”Nossos profissionais estarão a postos para reconhecer as características de cada um e ajudar no desenvolvimento de um produto pensado especialmente para cada tipo de pele e cabelo, pois o mercado de produtos manipulados serve exatamente para personalizar, pensando sempre no paciente como um indivíduo único”, diz Portilho.

O evento contará com mais de 90 expositores e tratará de temas atuais,? como: fórmulas para uma nutrição personalizada, nutracêuticos que realmente funcionam, tendências em suplementação esportiva, tratamentos avançados em terapia capilar, as principais queixas nas farmácias de manipulação e dicas para quem quer lançar a própria marca de cosméticos. “Hoje em dia é muito comum a prática de manipular dermocosméticos e nutracêuticos com a finalidade de disponibilizar tudo o que o consumidor precisa para envelhecer com beleza e saúde”, acrescenta o farmacêutico.

11º Congresso Internacional Consulfarma , de 07 a 09 de julho, das 8h às 18h. no Palácio de Convenções do Anhembi, na Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo (SP).

 

– Fonte: Portal Fator Brasil