Cinco hábitos saudáveis que prolongam sua vida

Você segue uma dieta saudável, faz exercício regularmente, não fuma, bebe quantidades moderadas de álcool e mantém um peso ideal? Se você responde a sim a todas as questões pode ser que você viva 10 anos a mais, ou mais, do que outros que responderam não a algumas destas perguntas.

Este é o resultado de um estudo realizado por uma médica do Departamento de Nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health, de Boston, nos Estados Unidos. Chamado de “Impacto dos Fatores de Estilo de Vida Saudável nas Expectativas de Vida na População dos EUA”, o estudo mostra que estes são cinco fatores de risco para a longevidade:

 

  1. Nunca fumar;
  2. Manter um índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9 kg/m3;
  3. Realizar 30 minutos ou mais de atividade física vigorosa diariamente;
  4. Seguir uma dieta de alta qualidade e
  5. Consumir quantidades moderadas de álcool: 5 g a 15 g/dia para mulheres (no máximo um copo de vinho ao dia) e 5 g a 30 g/dia para homens (por exemplo: no máximo dois copos de vinho ao dia).

 

Com estes hábitos, o estudo estima que a expectativa de vida aos 50 anos será 14 anos mais longa para mulheres e 12,2 anos mais longa para homens. “Se eles seguirem todos estes hábitos vs. nenhum destes comportamentos saudáveis”, diz o estudo.

Adotar um estilo de vida saudável pode reduzir substancialmente a mortalidade prematura e prolongar a expectativa de vida em adultos. Esta foi a conclusão do estudo. Para você que já é leitor do nosso blog nenhuma novidade, certo? Mas vale o reforço e mantenha-se saudável. Viva mais e melhor.

 

Fonte: Marcelo Levites, médico, clínico geral, coordenador do programa de longevidade do Hospital 9 de Julho, diretor da SOBRAMFA – Educação Médica e Humanismo, mestre em Educação e doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP). 25.06.2018