Chá de hibisco em pó emagrece? Veja se é bom e quais os benefícios

 

Na busca pelo corpo perfeito, o chá de hibisco é um dos mais lembrados quando o emagrecimento está vinculado a utilização de ingredientes naturais. Porém, a pergunta que muita gente faz é se o chá de hibisco em pó emagrece mesmo?

A fim de tirar essa dúvida da sua cabeça, o Remédio Caseiro preparou esse artigo para esclarecer todas elas. Antes de começar, é importante destacar que a utilização de qualquer ingrediente natural para fins curativos deve ser supervisionada pelo médico.

Esse cuidado vai garantir que todo o processo seja feito de forma segura, sem que haja qualquer risco para a sua saúde, sobretudo para aquelas pessoas que possuem organismo sensível a muitas substâncias.

Propriedades do chá de hibisco em pó

O hibisco é tão conhecido quando o assunto é perder peso e secar a barriga que algumas pessoas o colocam no topo da lista da eficácia. Mas, antes de utilizá-lo é preciso conhecer mais sobre as suas vantagens.

No que diz respeito ao hibisco em pó, qualquer planta que seja processada na forma de pó resguarda as mesmas propriedades da planta in natura. É importante destacar que a eficácia da planta natural, ou até mesmo seca, é maior que a versão em pó.

Isso acontece justamente pelo fato de, no processo de industrialização, a planta poder ser acrescida a outros ingredientes. Entre os principais podem ser destacados: carboidratos, corantes, além de outros, para fazer volume.

Então, não é que o hibisco em pó perde as suas propriedades, apenas as suas propriedades demoram um pouco mais para começar a demonstrar os resultados. Além do mais, a dosagem para cada tratamento também pode ser modificada.

Também é importante deixar claro que o hibisco, ou qualquer outro ingrediente natural, não opera milagres. Sendo assim, no caso do emagrecimento e eliminação da barriga, o paciente deve prestar atenção na dieta e praticar atividades físicas regulares.

Propriedades do hibisco

Para certificar que o hibisco vai contribuir mesmo para emagrecer, basta ficar de olho em todos os benefícios que ele pode oferecer para o paciente.

O chá de hibisco conta com a ação diurética, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos, além de ser eficaz no combate ao acúmulo de gorduras, principalmente as mais difíceis de eliminar que ficam concentradas na barriga e nos quadris.

Ele contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, enzima que converte o amido em açúcar. A bebida atua na alta concentração de antocianina, substância que tem ação antioxidante, responsável por eliminar os radicais livres do corpo.

Somado a isso, o hibisco também combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer suas funções normais.

Segundo a nutricionista funcional especializada em fitoterapia do Instituto Alpha de Saúde Integral, em São Paulo, “o organismo deixa de acumular toxinas – substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento”, diz Lucyanna Kalluf.

O hibisco queima 4 quilos em 15 dias

O chá de hibisco pode promover a queima de até quatro quilos em 15 dias, se aliado com exercícios regulares e atividades esportivas, sobretudo os que exigem mais dedicação das pessoas. Nesse sentido, recorrer ao seu nutricionista ou endocrinologista vai potencializar os efeitos do chá de hibisco.

No processo de perda de peso, o chá de hibisco evita o acúmulo de gorduras, facilita a digestão, regulariza a ação do intestino, combate a retenção de líquidos, quando aliado a uma alimentação saudável, controla o colesterol e regulariza a pressão arterial.

O chá é eficaz na manutenção da saúde da pele, ossos e cabelos, além de auxiliar o metabolismo do oxigênio e da glicose. A bebida ainda possui efeito antioxidante, ajudando no combate do envelhecimento precoce da pele e da formação de células cancerígenas.

Como preparar o chá de hibisco em pó

Ingredientes

  • 500 ml de água filtrada;
  • Uma a duas colheres (de sopa) de hibisco em pó.

Modo de preparo

Para preparar o chá de hibisco a partir da utilização do pó da planta basta colocar a água para ferver. Enquanto ela atinge a temperatura ideal, pegue uma xícara e coloque a quantidade de pó de hibisco recomendada na receita.

Assim que a água levantar fervura, desligue o fogo e acrescente a água em uma caneca com o pó do hibisco. Depois disso é só mexer e a bebida está pronta para ser ingerida. A recomendação é beber o chá de hibisco sem adoçar.

Cuidados e precauções

O hibisco é rico em proteínas, carboidratos, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina C, vitamina B1 e B2, vitamina A, ácido fólico e cálcio. No que diz respeito à perda de peso, o hibisco atua na região da barriga e quadris.

Mulheres grávidas ou que estão em processo de amamentação devem ficar longe do chá de hibisco, seja ele feito a partir da própria planta ou de qualquer outra variação, o que inclui o pó de hibisco.

As mulheres que estão no período que antecede a menstruação, também conhecido por TPM, também devem evitar o chá, pois os sintomas podem ser agravados. Pacientes com problemas de pressão baixa também devem evitar o chá.

Mulheres que estão tentando engravidar devem evitar o chá de hibisco, já que ele pode causar alterações hormonais.

A ingestão demasiada do chá de hibisco pode ser prejudicial. Ele pode intoxicar o organismo, alterar a pressão arterial e causar fraqueza muscular. Na dúvida, consultar o médico é sempre a melhor opção. Ah! Vale lembrar que o consumo de água deve ser intensificado.

Fonte : Site Remédio Caseiro