Aprenda a reconhecer quando você está ovulando

Merecimento do estrogênio, hormônio produzido pelos ovários. Ele aguça as sensações sexuais (deixa mamilos e clitóris mais sensíveis) e faz a vagina liberar um gelzinho transparente capaz de facilitar a corrida dos espermatozoides dentro do corpo feminino. São sinais de que você está ovulando.

Os hormônios luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH), juntos, fazem com que o óvulo siga seu caminho para o útero, passando pelas trompas. Algumas mulheres sentem uma dorzinha aguda e localizada quando isso acontece – mais um sinal. Ela surge porque o folículo que abriga o óvulo cresce rapidamente até se romper para liberá-lo. Apesar de a ovulação durar alguns minutos, seus sintomas são sentidos por dois ou três dias.

A testosterona também entra em cena nessa dança hormonal. Além de aumentar o desejo sexual, ela incrementa a produção das glândulas sebáceas. Resultado: aparecem espinhas, o cabelo fica mais oleoso… Até que o corpo libera progesterona, hormônio cuja função é “segurar” uma gravidez.

Quando não rola, a substância diminui drasticamente, o que deixa o humor oscilante e o terreno preparado para aquela TPM.

Como calcular o período fértil

É possível saber quando é o período fértil apenas conhecendo os intervalos entre os ciclos menstruais. No caso de não serem regulares, uma forma de descobrir os seus dias mais férteis é subtraindo do ciclo mais curto 18 dias e do ciclo mais longo 11 dias.
Por exemplo: se o seu ciclo mais curto for de 26 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, então, 26 – 18 = 8 e 30 – 11 = 19, quer dizer que os seus dias mais férteis são entre o oitavo e o 19º dias do ciclo.

Os ciclos normalizados têm uma duração de cerca de 28 dias, atingindo-se o pico de ovulação no 14º dia. Nesse caso, deverá ser considerado como período fértil, ou seja, período com risco de gravidez, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação.

Estoque de óvulos

Ao nascer, a menina já traz seu estoque de óvulos para toda a vida: 400 mil folículos, em média. Mas apenas 10% deles se desenvolvem, estimulados pelos hormônios FSH e LH, possibilitando a gravidez natural. Tudo começa a partir da primeira menstruação, entre os 11 e 13 anos, e dura até o climatério, fase de enormes transformações no corpo da mulher, entre elas a perda de sua função reprodutora.

Período fértil

O período fértil ocorre por volta do 14º dia a partir do primeiro dia de menstruação. A ovulação ocorre quando o óvulo desce pelas trompas de falópio, onde pode ser fecundado pelos espermatozoides que se encontrarem na vagina.

Aliado dos espermatozoides

Durante o período fértil, entre dois e três dias antes da ovulação até 24 horas depois desta, o muco cervical sofre drástica alteração, tornando-se verdadeiro aliado dos espermatozoides. Visualmente, como se sabe, ele muda de consistência, brilho e cor – de uma massa viscosa, opaca e leitosa se torna uma substância sedosa e particularmente elástica, alongando em fios de 2,5 centímetros, em média, até sete a 10 centímetros. Adquire, assim, aparência translúcida e brilhante, à semelhança da clara de ovo, como é conhecido. A produção também aumenta nesta fase do ciclo, para 600 miligramas por dia, e é acompanhada de mudanças na região cervical.

O corpo dá os sinais

Pode ser uma dor na altura da pélvis, a elevação da temperatura basal, o tipo e volume do muco, ou tudo isso junto.

Monitorização da fertilidade

A monitorização da fertilidade é a prática de se observar os sinais da fertilidade da mulher para determinar as fases férteis e inférteis do ciclo menstrual. É um tipo de método contraceptivo, mas pode ser utilizada também para se facilitar a gravidez, fazendo-se uso adequado das fases férteis. A monitorização da fertilidade é sempre usada para identificar a fase ou período fértil da mulher, seja para obter a gravidez, seja para evitá-la.

 

Fonte: JORNAL DO POVO – RS