Agrião: 7 benefícios, como cultivar em casa e receitas

Compondo o grupo das folhas escuras que fazem bem para a saúde, são vários os benefícios do agrião. Natural da Europa e atualmente consumido no mundo todo, ele é um dos alimentos mais antigos da humanidade.

 

Com sabor picante, o agrião pode ser consumido como salada, adicionado a sucos, protagonizar em molhos e até virar pesto, substituindo o manjericão na receita tradicional. Ele não é um alimento tão atrativo ao paladar da maioria das pessoas, mas apresenta uma extensa lista de benefícios que fazem valer o esforço de incluí-lo na alimentação.

 

Contraindicações

 

Mulheres que estão no início da gestação devem evitar o vegetal em excesso por ter poder abortivo.

 

Benefícios do agrião:

 

Fortalece o sistema imunológico

 

A abundância de vitamina C faz com que a produção de glóbulos brancos aumente e combata os organismos invasores que podem vir a causar doenças.

 

Melhora a saúde pulmonar

 

O agrião tem propriedades expectorantes e descongestionantes, e ajuda a prevenir crises de asma, bronquite, gripes e infecções virais. É ideal para fumantes e ex-fumantes que precisam dar uma atenção especial ao pulmão.

 

Auxilia a perda de peso

 

Por possuir apenas 0,1g de gordura e 11 calorias a cada 100g de alimento, o agrião é ótimo para evitar o ganho de peso. Além disso, possui fibras e aumenta a sensação de saciedade.

 

Reduz a pressão arterial

 

Por ser rico em minerais como cálcio, magnésio e potássio, o agrião ajuda a manter equilibrada a saúde vascular e impedir a alta da pressão.

 

Auxilia a saúde dos ossos

 

Por ter muita vitamina K e cálcio, o alimento é ótimo para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose. O agrião é uma ótima opção para pessoas que não consomem leite e derivados.

 

Efeito antioxidante

 

O vegetal possui grandes quantidades de vitamina A, que ajuda a eliminar os radicais livres do corpo, que podem prejudicar as células e causar problemas graves, como o câncer.

 

Confira a tabela nutricional para 100g de agrião in natura

 

Calorias23
Gorduras totais0,1g
Colesterol0g
Sódio41mg
Carboidratos1.3g
Proteínas2.7g
Potássio218mg
Cálcio133mg
Ferro3.1mg
Fósforo51mg
Magnésio18mg

 

Fonte: Ativo Saúde