Açúcar em excesso faz mal para os rins, cérebro e coração

O açúcar adoça a vida e é uma delícia. Muita gente é até viciada nele. Mas como controlar o açúcar que a gente não enxerga? Você sabia que até alimentos considerados ‘salgados’ têm açúcar? Por exemplo, o catchup! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma colher de sopa o catchup equivale a uma colher de chá de açúcar! Falamos sobre o açúcar oculto nos alimentos, os efeitos no nosso corpo e o limite de consumo por dia. Participaram do programa o cardiologista Daniel Magnoni e a nutricionista Camila Freitas.

De acordo com a OMS, adultos e crianças devem reduzir a ingestão de açúcar livre para que corresponda a menos do que 10% das calorias ingeridas diariamente – seis colheres de chá por dia. No Brasil, 61% das pessoas consomem açúcar em excesso.

A preocupação da OMS é com o açúcar oculto, que vem nos alimentos industrializados. Entretanto, no Brasil, a indústria já está negociando a redução da quantidade de açúcar nos produtos prontos. O açúcar pode ser representado por vários nomes no rótulo: maltodextrina, açúcar invertido, xarope de milho, frutose, lactose.

Suco natural, adoçado ou néctar?
Algumas pessoas estão tomando o néctar do suco e acham que é o suco natural. Como diferenciar um do outro? A grande diferença entre o natural e o néctar é que o natural tem 100% de fruta, sem adição de água, corante ou conservante.

Já o suco adoçado não tem só a fruta. É a fruta, o açúcar e, geralmente, um pouquinho de conservante, de corante. Um copo de suco adoçado pode ter até uma colher de chá de açúcar. O néctar é uma bebida feita com, no mínimo, 40% de suco da fruta. Em cada copo de néctar tem uma colher de sopa de açúcar!

Para saber se é suco de verdade, a pessoa precisa olhar no rótulo.

Os efeitos do açúcar
Além da obesidade, o açúcar causa um efeito deletério nos vasos dos rins, cérebro e coração. O açúcar age diretamente no centro do prazer do nosso cérebro. Além de dar energia rapidamente, o açúcar ativa o hipotálamo, que regula o quanto comemos, e a região frontal do cérebro, ligada à busca de recompensas.

Alimentos com alto teor de açúcar são logo absorvidos, aumentando muito rápido a glicemia. Esses picos glicêmicos podem dar uma sensação de prazer, fazendo a gente querer repetir a dose. Entretanto, quanto mais acontecem esses picos, maiores as chances de obesidade, diabetes, infartos e até doenças como depressão e demência.

Fonte: Portal G1