Abuso de açúcar faz crianças terem cárie mais cedo

Florane, de 9 anos, sempre foi uma “formiguinha”. A mãe, France Perrin, conta que a menina gostava de abrir os pacotinhos de açúcar, aqueles dos restaurantes, colocar o dedo e depois levar à boca. Apaixonada por doces, Florane teve um desequilíbrio bucal, e a primeira cárie surgiu antes dos 4 anos de idade. Por causa de uma série de problemas nos dentes, ela precisou passar por tratamento cuidadoso e hoje tem alimentação balanceada — está livre da doença. A odontopediatra Denise Tanus acredita que as crianças estão começando a ter cáries cada vez mais cedo por causa do excesso de açúcar, muito presente em diversos alimentos processados. A receita para evitar o quadro, segundo ela, é simples: diminuir o consumo desses itens e aumentar a escovação.

— Vejo que as crianças começam a ter problemas com cáries cada vez mais cedo, mesmo que os casos, de uma forma geral, não tenham aumentado. Florane tratou este desequilíbrio e há um ano se mantém sem cáries — conta Denise. — Já atendi uma criança que, aos 3 anos, teve que tratar cinco cáries e o canal de dois dentes. Os procedimentos foram feitos num centro cirúrgico.
Para reverter o problema da filha, France foi radical. Mas hoje se diz tranquila porque a menina passou a dar importância para a escovação.

— Ela sempre ganhava uma balinha aqui, outra ali. Tive de cortar todo o açúcar extra, limitando doces às festas e fins de semana. Não dá para cortar tudo, afinal criança é criança. Também me preocupei com a alimentação como um todo — pondera France.

Denise explica que o cuidado com a higiene bucal deve começar assim que nascem os primeiros dentes. Criar o costume é essencial para a saúde da boca. A chamada desmineralização do dente de leite, quando tratada, não compromete a dentição permanente.

— O dente é o único tecido estático do nosso corpo. Não descama como a pele, por exemplo. Ou seja, se não limpar, a sujeira acumula mesmo. É assim que surgem as placas bacterianas — ensina Denise, que sugere o uso de uma fralda molhada com água filtrada para a limpeza dos primeiros dentes. — Até os 8 anos, é importante que os pais façam ao menos uma escovação do filho.

Outra dica está relacionada às mamadeiras. Denise diz que é comum as mães usarem mamadeiras ou o peito para embalar o sono dos bebês. Com isso, porém, os recém-nascidos podem acumular leite na boca enquanto dormem.

— Podem surgir as “cáries de mamadeira”, principalmente se forem usadas fórmulas lácteas, que viram prato cheio para as bactérias que habitam a boca.

A nutricionista Mariana Froes afirma que o maior problema do exagero com o açúcar é viciar o paladar.

— A criança come muito açúcar e quer cada vez mais. Depois, não vai gostar de fruta — lamenta Mariana, que critica, de forma genérica, os cardápios das cantinas das escolas que, segundo ela, têm exagero de industrializados e produtos com açúcar.

Nesse sentido, Daniela Muller achou um equilíbrio: mãe de Carolina, de 12 anos, e Eduardo, de 10, ela faz a lancheira deles todos os dias. E “libera” a cantina um dia por semana:

— Não fico checando o que eles consomem. Eles sabem o que devem evitar. Mas proibir tudo também não é legal — opina Daniela, que veta balas e refrigerantes na sua casa.

Fonte: Portal O Globo