A DOR DE CABEÇA PIORA NO VERÃO?

Muitos agem de forma intuitiva: assim que a dor de cabeça começa, procuram um lugar escuro e livre de ruídos para repousar. No verão, com as altas temperaturas e os dias cheios de claridade, a sensação é de que as cefaleias são mais intensas e freqüentes. Com sol até quase as 20 horas, fica difícil encontrar um refúgio na penumbra para aliviar o incômodo.

A presidente da Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas, Viviane Zétola, também professora da Universidade Federal do Paraná, explica que o calor provoca a dilatação dos vasos, não só no cérebro como no restante do organismo. É a vasodilatação a responsável por nos deixar “preguiçosos” e sonolentos em dias de temperaturas altas.

Em algumas pessoas, a dilatação das artérias cerebrais faz parte do processo que engatilha a dor de cabeça. “A claridade, por sua vez, é um agente estressor, que pode agravar cefaléias pré-existentes”, diz ela. Para quem tem tendência ou predisposição ao sintoma, o sol muito alto e o barulho também são agentes de piora.

Fechar os olhos, ir para um quarto mais escuro e ficar num ambiente silencioso são medidas que aliviam esse tipo de dor de cabeça, chamado de migrânea ou cefaleia. “Fuja dos agentes agravantes. Se a dor começou, pare de trabalhar, durma ou procure não ficar estressado”, recomenda a neurologista. Óculos escuros também podem ajudar. Ela lembra que, para quem tem esse sintoma com frequência, qualquer fator pode causá-lo: “De mau humor a tumor, tudo dá dor de cabeça”, brinca Viviane.

Para saber como evitar o desconforto, consulte seu médico. “Existem muitos tipos de dor de cabeça, que podem ser provocados por esforço físico, hormônios, alimentação, uso de álcool. Fazendo a classificação correta, o especialista poderá indicar as melhores medidas de prevenção.”

 

Fonte: GAZETA DO POVO