97% dos brasileiros aprovam vacinação infantil em meio a ameaça global de volta de doenças

Uma pesquisa conduzida pela “Wellcome Global Monitor” em 140 países mostra que os brasileiros, apesar do aumento da desconfiança em relação às vacinas em algumas regiões do mundo, acreditam na importância da imunização, pelo menos na infância.

Entre as mil pessoas entrevistadas no país, 97% afirmaram “concordar fortemente” ou “concordar” com a importância de que as crianças sejam vacinadas. A proporção é maior que a média global (92%) e que os índices observados em vizinhos como o Chile (89%), Uruguai (94%) e Peru (95%).

Um percentual bem inferior, de 80%, declarou acreditar que as vacinas como um todo são seguras – proporção ainda superior, entretanto, à média global, que atingiu 79%.

Entre as regiões com menores percentuais estão a Europa – especialmente o leste, onde apenas metade dos respondentes afirmou confiar na segurança das vacinas – e o leste da Ásia.

No Japão, a taxa daqueles que disseram considerar as vacinas seguras foi de apenas 34% – neste ano, o país vive o pior surto de sarampo da última década.

No total, foram ouvidas 140 mil pessoas em todas as regiões do globo. Além de imunização, também foram temas de perguntas o nível de conhecimento e de confiança dos entrevistados em relação à Ciência e aos cientistas e o interesse nesses temas. Essa é a primeira pesquisa global que investiga esses assuntos.