Uso de lentes de contato durante a noite pode evitar miopia em crianças, diz pesquisa

Com 300 crianças, o estudo britânico mostrou que as lentes podem evitar a disformidade na vista. A prática, conhecida como Orthokeratology, interomperia a progressão da miopia. Para isso, a lente é colocada durante a noite e retirada de manhã e atua para que a formação do olho seja correta.

No estudo feito usando a prática, nenhuma criança sofreu novas mudanças em sua visão durante o período de três anos. Nos outros grupos de controle, que não utilizaram a técnica, a visão se deteriorou rapidamente.

– Os pais que estão preocupados com a progressão da miopia em seus filhos têm agora uma opção viável – afirmou a professora Pauline Chom, da Universidade Politécnica de Hong Kong, para o o jornal The Guardian.
A miopia, que faz com que objetos distantes apareçam borrados na vista, atinge 23% da população britânica de idade entre 12 e 13 anos. Isso significa um aumento de 10% em relação a década de 1960.

Em abril, uma outra pesquisa mostrou que a taxa de miopia na Grã-Bretanha dobrou nos últimos 50 anos e o fator principal para isso e que as crianças não passam tempo suficiente ao ar livre.

– Fonte: Portal O Globo