Usar calça skinny pode danificar fibras nervosas e musculares nas pernas e nos pés

Um estudo de caso publicado esta semana no site da revista científica “Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry” revelou que passar muito tempo agachado de calça skinny pode danificar as fibras musculares e nervosas nas pernas, impedindo que o paciente possa caminhar.

No artigo, os médicos descrevem o caso de uma mulher de 35 anos que chegou ao hospital com uma fraqueza severa em ambos os tornozelos. Ela tinha passado o dia anterior ajudando na mudança de um parente, e ficou muitas horas agachada enquanto esvaziava armários. Ela lembrou que estava vestindo jeans skinny e que, com o passar do dia, teve a sensação de que as calças ficavam cada vez mais apertadas e desconfortáveis.
Mais tarde na mesma noite, a moça sentiu dormência nos pés e encontrou dificuldades para andar, o que a levou a tropeçar e cair. Sem conseguir se levantar pela fraqueza nas pernas, ela passou várias horas atirada ao chão, até que fosse encontrada. Quando ela chegou ao hospital, suas panturrilhas estavam tão inchadas que os médicos tiveram que cortar suas calças para “libertá-la” delas. A mulher não conseguia movimentar seus tornozelos e não sentia mais suas pernas e pés.

A investigação médica revelou que fibras nervosas e musculares nas pernas da paciente tinham sido danificadas por conta da compressão prolongada durante o agachamento. Os jeans apertados deixaram a compressão ainda mais grave, segundo os médicos.

Os jeans provocaram o surgimento da síndrome compartimental — uma diminuição do suprimento de sangue para os músculos da perna — causando um inchaço nos músculos e uma compressão dos nervos adjacentes. A paciente teve que ser submetida a uma terapia de gotejamento intravenoso e, após quatro dias internada, pode andar sem ajuda novamente e recebeu alta do hospital.

Fonte: Portal O Globo