Teste pode responder se você vai morrer nos próximos cinco anos

. Com perguntas sobre tabagismo e histórico de doenças, mas também com mais detalhes sobre o ritmo de sua caminhada, atitude em relação à sua própria saúde e até mesmo quantos carros que possui, pesquisadores por trás do novo questionário, em inglês, disseram que poderiam dar às pessoas de 40 a 70 anos uma “pontuação” de risco de mortalidade, e até mesmo uma alternativa “idade Ubble”. O estudo que deu origem ao teste foi publicado na revista médica “The Lancet”.

As pontuações são baseadas em uma análise de informação sobre a saúde de mais de meio milhão de adultos no Reino Unido, realizados por peritos no Instituto Karolinska, na Suécia. O questionário foi testado em mais de 35 mil pacientes matriculados em dois centros de saúde na Escócia, e estudiosos apontaram que a novidade tinha em torno de 80% de precisão.

O público pode fazer logon no site do “Ubble”, lançado nesta quinta-feira, para fazer o questionário, que contém 11 perguntas para mulheres e 13 para homens. Segundo os estudiosos, apesar de que ele não deve ser visto como uma “previsão determinista”, o teste permite que as pessoas compreendam seus riscos, sem exames laboratoriais ou físicos. No entanto, outros especialistas disseram que o teste on-line pode alarmar as pessoas indevidamente.

“O fato de que a pontuação possa ser medida em um breve questionário, sem qualquer necessidade de exames laboratoriais ou exame físico, é um desenvolvimento interessante. Esperamos que a nossa pontuação possa eventualmente permitir que os médicos identifiquem rapidamente e facilmente os seus pacientes em risco. Naturalmente, o marcador tem um grau de incerteza e não deve ser visto como uma previsão determinista”, afirmou a coautora Andrea Ganna.

Para a equipe, as informações autorrelatadas, como ritmo habitual de caminhada, doenças e lesões nos últimos dois anos, eram geralmente um preditor mais forte do que medidas como o batimento cardíaco e a pressão arterial.

Após preenchimento do questionário, os participantes recebem uma porcentagem provável de morrer nos próximos cinco anos, bem como uma “idade Ubble”: a idade média em que uma pessoa na população em geral tem o mesmo risco de mortalidade de cinco anos.

Para criar o teste, os pesquisadores usaram um modelo estatístico que observou 655 medições específicas demográficas, estilo de vida e de saúde que poderiam prever morte por qualquer causa e também seis causas específicas.

Fonte: Portal O Globo