Taça diária de vinho tinto faz bem ao coração de diabéticos, diz estudo

. Segundo a pesquisa, o vinho tinto aumenta a quantidade de colesterol bom (HDL) no organismo, responsável por remover o colesterol ruim (LDL) e proteger de ataques cardíacos.

Os cientistas acompanharam mais de 220 diabéticos tipo 2, que compartilhavam de uma dieta mediterrânea, durante dois anos. Alguns deles foram autorizados a tomar 150 ml de vinho tinto todos os dias. O resultado foi que os que beberam o tinto diariamente durante o jantar apresentaram níveis maiores de colesterol bom do que os que beberam vinho branco ou água na refeição.

Além disso, os que tiveram o hábito de beber uma taça de vinho tinto e eram predispostos a metabolizar bem o álcool registraram ainda um melhor controle de açúcar no sangue. A partir daí, os pesquisadores afirmam que a característica genética pode ser usada para identificar pacientes de diabete tipo 2 que podem se beneficiar do consumo moderado da bebida.

O motivo pelo qual o vinho tinto pode ser eficaz no aumento de colesterol bom ainda é desconhecido, mas pesquisadores afirmam que esteja relacionado a algum ingrediente particular da bebida, já que os pacientes que ingeriram vinho branco não apresentaram o mesmo ganho.

“Enquanto a interação genética tem um papel específico em relação ao álcool, a superioridade do vinho tinto sugere que um componente não alcoólico da bebida pode ser responsável pelo impacto positivo”, afirmam os pesquisadores coordenados pelo professor Iris Shai.

Apesar do benefício do consumo diário de vinho, os médicos alertam para o risco de ingerir grandes quantidades da bebida alcoólica, o que poderia ocasionar o efeito contrário contribuindo para o desenvolvimento de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Fonte: Portal O Globo