Sentimento de culpa ao comer? Isso tem nome: comer transtornado

Muitas vezes o medo ao comer, a culpa pelo o que ingeriu, a prática constante de dietas, muitas restrições alimentares sem sentido ou fundamentos, métodos compensatórios para perder ou controlar o peso, alternados com episódios compulsivos, podem não preencher os critérios para se classificar o indivíduo como portador de um transtorno alimentar, mas esse é certamente o caminho de se chegar até ele.

O ato de comer tem que estar atrelado a uma necessidade básica e aos sinais do próprio corpo, respeitando os sintomas fisiológicos de fome e saciedade. Sempre que a alimentação estiver vinculada a sentimentos de angústia, medo, culpa, ansiedade ou remorso, temos um problema sério!

Comer não pode ser ou se tornar um sofrimento, tem que ser um momento de prazer e bem estar.

 

Medo da comida

Temos dois universos simultâneos no mundo atual, de um lado a alta prevalência da obesidade, de outro o aumento desses comportamentos de risco entre adolescentes e principalmente estudantes universitários. A problemática é global e a prevalência no Brasil aponta que em adolescentes de 12 a 19 anos encontra-se até 37,3% com sintomas de compulsão alimentar e 24,7% fazendo dieta restritiva.

Esses jovens apresentam hábitos, crenças e convicções inadequados e sem nenhum embasamento científico ou médico. A globalização de informações sobre beleza, magreza, dietas e a “pressão” social, são alguns fatores responsáveis pelo início desse comportamento de risco. Deve-se ainda considerar a influência de fatores pessoais como experiências alimentares e cultura familiar, classe social e padrões de beleza.

Estudos apontam que 90% das mulheres tem queixas em relação à imagem corporal e 65% das universitárias querem ser mais magras (mesmo estando com o peso dentro da normalidade).