Saiba quais alimentos podem combater a celulite

No dia a dia, algumas dicas podem ser úteis no combate ao mal da celulite, como não usar roupas apertadas, especialmente na altura da cintura, além de evitar botas justas ou saltos muito altos. Outros cuidados são procurar manter uma atividade física, pelo menos três vezes por semana, mesmo que sejam exercícios mais leves, como caminhada, natação ou bicicleta. E, quando a distância o permitir, esquecer os transportes e ir a pé, assim como evitar o elevador, ajudam a manter o corpo sempre em movimento.

Além disso, ingerir alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem-vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia. Manter uma alimentação saudável ajuda a diminuir a absorção de gordura do que é ingerido, assim como a controlar a regeneração de tecidos, deixando a pele mais saudável, tonificada e longe da celulite, como explica a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.

— Combater a celulite é difícil, mas não é impossível; uma alimentação saudável aliada à atividade física pode ajudar a resolver o problema — diz a especialista.

Liliane dá dicas de alimentos que podem ajudar a combater a celulite. Confira!

:: Invista no Ferro
Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes na mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento da celulite.

:: Consuma pouco sal
Procure reduzir o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, mas também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor, em menor quantidade.

:: Arroz integral
O arroz integral contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromo), favorecendo a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino.

:: Aveia
A aveia é rica em silício reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne a formação dos furinhos.

:: Azeite extravirgem
O óleo de oliva tem ação anti-inflamatória, ou seja, combate os edemas acarretados pela celulite. Associado ao azeite de linhaça, torna-se mais potente.

:: Chás
A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.

:: Castanha do Pará
A castanha carrega selênio, um importante antioxidante, que age contra o envelhecimento das células.

:: Folhas verde-escuras
As folhas verde-escuras são fonte de clorofila, que melhora a circulação e desintoxica o organismo.

Fonte: ZERO HORA – RS