Saiba como os medicamentos manipulados podem ajudar a evitar desperdícios

A indústria farmacêutica oferece medicamentos em dosagens padronizadas, vendidos em quantidades pré-estabelecidas (na maioria das vezes maior do que a necessidade do paciente, outras não suprem a prescrição dos médicos). Já os medicamentos manipulados, são elaborados na dose recomendada e se encaixam perfeitamente à necessidade individual de cada paciente.

A Farmácia de Manipulação elabora a dose exata recomendada aos pacientes com indicação de composição qualitativa e quantitativa, forma farmacêutica e do modo de usar. Além disso, é possível economizar na compra, pois só é consumido o que exatamente foi prescrito.

O índice de desperdício no Brasil é alto. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aproximadamente 20% de toda produção farmacêutica é descartada anualmente. Um prejuízo superior a R$ 4 bilhões; sem contar com o risco de automedicação, pois o paciente fica com medicamento sobrando em casa. Nos últimos dez anos, 28% das intoxicações aconteceram por uso indevido de medicamentos.

Outro benefício da farmácia de manipulação é preparar medicamentos em cápsulas, comprimidos sublinguais, xaropes, sachês, gomas, shakes, chocolates, entre outros, o que possibilita melhor adaptação do paciente e consequentemente maior adesão ao tratamento. As doses são exatas e individualizadas, não sendo necessário partir comprimidos.

“Durante pesquisas, já foi constatado que ao partir o comprimido, pode ocorrer variação de dose, o que compromete não só o tratamento, mas também a saúde do paciente”, revela a farmacêutica, Raigna Vasconcelos.

Fonte: Site Folha Vitória